BYD apresenta no IAA, na Alemanha, ônibus elétrico articulado com carregamento pantográfico
Publicado em: 21 de setembro de 2018

Outra novidade é ônibus elétrico modular. Empresa sueca anuncia a compra de 26 veículos
ADAMO BAZANI
Num dos maiores eventos mundiais de veículos comerciais, IAA 2018, que ocorre em Hannover, na Alemanha até 27 de setembro, a chinesa BYD apresenta duas novidades em sua linha de ônibus elétricos.
Uma delas é um ônibus 100% elétrico articulado, de 18 metros, com carregamento pantógrafo, em estações dentro da garagem ou de recarga rápido no meio do trajeto.
A tecnologia permite, segundo a fabricante, maior facilidade de recarga das baterias e, com isso, na prática, maior autonomia nas operações.
Outra novidade é um ônibus de 12 metros com novo conceito modular, que torna o processo de produção mais eficiente.
Além de a fabricação ser mais rápida, o conceito modular permite o uso de menos componentes. Outra vantagem, segundo a BYD, é que o emprego de novos materiais resulta num ônibus mais leve, o que reflete no consumo e desempenho.
Em nota, a BYD explica que tanto o ônibus de 18 metros com o de conceito modular de 12 metros compartilham peças e apresentam um sistema pelo qual a viação pode acompanhar da garagem as condições do veículo em tempo real de operação.
Tanto o ônibus de 12 metros quanto o de 18 metros compartilham o novo design frontal e são equipados com novos recursos, incluindo a bateria BYD de fosfato de ferro de alta densidade de potência, juntamente com o sistema de gerenciamento térmico de bateria. Além disso, os ônibus possuem um sistema inteligente de monitoramento e diagnóstico, permitindo que os clientes controlem remotamente os sistemas de barramento e diagnostiquem os problemas.
O ônibus de 12 metros é produzido em Komarom, na Hungria, planta que opera desde abril de 2017. Da unidade fabril já saíram ônibus para as empresa holandesas Connexxion e Syntus e para a sueca Nobina. Recentemente, a fábrica iniciou a produção de 30 ônibus para o aeroporto de Bruxelas, na Bélgica.
Já o ônibus articulado de 18 metros é montado na segunda fábrica de ônibus da BYD na Europa, localizada em Beauvais, na França, que começou as operações destinadas à montagem de ônibus produzidos na Hungria para testes no mercado francês.
NÚMEROS E NEGÓCIOS:
Durante o IAA, a BYD anunciou a venda de 26 ônibus elétricos para a empresa sueca Nobina, sendo 11 unidades de 12metros, 10 unidades de 18 metros e cinco micro-ônibus de 8,7 metros, servindo rotas no sudoeste da Suécia.
Segundo a BYD, com estas novas vendas, já são mais de 100 encomendas em 2018 na Escandinávia.
O diretor da BYD na Europa, Isbrand Ho, disse que a empresa se consolidou no setor de ônibus elétricos.
“Há muitos novos ônibus elétricos em exibição no IAA 2018, mas a BYD, como o mais experiente e maior fornecedor de ônibus elétricos, pode adotar uma abordagem mais madura. Estamos anunciando importantes melhorias no produto e oferecendo benefícios reais aos operadores.”
A BYD começou a atuar na Europa em 2010 e diz que no Continente, desde então, vendeu 600 ônibus elétricos, o que representa 20% do mercado local deste tipo de veículo.
Em todo o mundo, a marca anuncia que já entregou desde o início de sua atuação, em 1995, 35 mil ônibus elétricos.
A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. São mais de 220 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas, dos quais, 20 mil engenheiros pesquisadores.
No Brasil, a fábrica está instalada desde 2015, na cidade de Campinas, interior Paulista, onde atuam a00 funcionários.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Carregamento pantografico???? Que querem dizer com isso?
Pantógrafos são os famosos “chifres” dos ônibus elétricos que se conectam a rede bifilar aérea….
Quem é o designer da BYD??? A cada novo modelo …uma coisa ainda mais feia…..kkkkkk
Edgardo, pior que são feios mesmo. Ainda bem que tem tecnologia.