Daimler anuncia lançamentos de ônibus, vans e caminhões no IAA 2018

O modelo já está sendo usado em cerca de 30% das operações de ônibus urbanos. Foto: Divulgação

eCitaro é destaque entre os veículos elétricos

JESSICA MARQUES

O IAA 2018 – Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha, está cheio de novidades. A Daimler anunciou lançamentos de ônibus, vans e caminhões durante o evento mundial.

Com o slogan “Conduzindo o Amanhã”, o IAA está com diversas novidades tecnológicas para revolucionar a mobilidade. Neste contexto, os veículos e serviços da Daimler Trucks, Daimler Buses e Mercedes-Benz Vans prometem cumprir a premissa.

O grupo apresenta sistemas de propulsão ecologicamente corretos e que poupam recursos, tecnologias de segurança, condução autônoma, tendência à digitalização e interconexão em redes, além de serviços digitais.

Na Daimler Buses, o foco está voltado para as estreias mundiais do ônibus elétrico eCitaro e de novos miniônibus, bem como dos novos modelos rodoviários da linha Mercedes-Benz Tourismo e do Setra TopClass S 531 DT.

Por sua vez, a Daimler Trucks está com a estreia mundial do novo Mercedes-Benz Actros, juntamente com o eActros totalmente elétrico, o Actros NGT com propulsão a gás e o FUSO eCanter.

A nova Sprinter e a eSprinter totalmente elétrica atualmente representam a os veículos comerciais leves. O conceito Vision URBANETIC, por sua vez, tem como objetivo proporcionar a visão de um tipo de van inédito.

Confira as novidades por segmento:

ÔNIBUS

O grande destaque da Daimler Buses é o novo e totalmente elétrico eCitaro. O modelo já está sendo usado em cerca de 30% das operações de ônibus urbanos.

Com a próxima geração de baterias “solid state” e com célula de combustível para maior autonomia, essa proporção aumentará para perto de 100% dentro de poucos anos, segundo a perspectiva da Daimler Buses.

“O eCitaro é parte integrante do conceito eMobility da Daimler Buses. Este sistema apoia os operadores de transporte em tudo, oferecendo serviços de consultoria, sistema de gestão de carga inteligente e treinamento de seus funcionários. O eMobility e o eCitaro ajudam assim a abrir caminho para a mobilidade elétrica em ônibus nas cidades”, informou a Daimler Buses, em nota.

O ônibus de dois andares Setra TopClass S 531 DT também estreia no IAA. O modelo é indicado para rotas turísticas ou em serviço regular. O veículo vem com diversos itens de segurança de série, desde o novo “Active Brake Assist 4” até o sistema de extintor de incêndio.

Também disponível para ser visto pela primeira vez no IAA está o ônibus rodoviário de piso alto Tourismo da Mercedes-Benz, sucessor do campeão de vendas da categoria na Europa. A eficiência econômica, conforto de viagem e segurança são os destaques do modelo, segundo a Daimler Buses.

SEGURANÇA PARA ÔNIBUS

Com a introdução de novos sistemas de assistência, a Mercedes-Benz e a Setra estão novamente estabelecendo padrões para os ônibus urbanos e rodoviários em termos de segurança ativa.

O “Active Brake Assist 4” para os ônibus de turismo é o primeiro sistema de frenagem emergencial que também freia para pedestres. Ele se tornará equipamento de série nos ônibus rodoviários da Mercedes-Benz e da Setra em 2019, conforme informado pela Daimler Buses.

O “Preventive Brake Assist” é o primeiro sistema ativo de assistência de frenagem para ônibus urbanos. Por sua vez, o “Sideguard Assist” para os ônibus urbanos e rodoviários consegue alertar sobre a presença de pedestres, ciclistas e obstáculos parados quando se está fazendo curvas. Esse sistema também está disponível para todos os ônibus urbanos e rodoviários da Mercedes-Benz e da Setra.

Os serviços para ônibus urbanos e rodoviários se tornam digitais com o “Omniplus On”. Os serviços digitais são agrupados por um portal da internet.

“O Omniplus On Advance garante máxima disponibilidade da frota para os operadores de transporte por ônibus, por exemplo, com o serviço Omniplus Uptime para monitorar os sistemas relevantes do veículo em tempo real. O Omniplus On monitor combina os serviços de telemática para gerenciamento eficiente de frota. Por sua vez, o Omniplus On Drive garante a comunicação entre o motorista e a empresa e ajuda o condutor com a inspeção diária necessária. O Omniplus On Commerce permite que as empresas de ônibus façam compras rápidas a qualquer hora do dia ou da noite, como de peças de reposição”, informou a Daimler Buses, em nota.

CAMINHÕES

ca.jpg

Caminhões apresentam tecnologias de segurança. Foto: Divulgação.

O novo Actros é destaque no IAA. Em lugar dos espelhos externos convencionais, a “MirrorCam”, câmera espelho interna com numerosas funções, auxilia o motorista, além de aprimorar a aerodinâmica do veículo. O modo como os diferentes sistemas interagem dentro do “Active Drive Assist” cria as bases para a condução autônoma.

A nova função de detecção ativa de pista intervém com movimentos corretivos da direção, se necessário. O novo “Active Brake Assist 5” agora consegue também reagir com frenagem total emergencial se identificar risco para pedestres. Um elemento chave dos sistemas de assistência do novo Actros é o “Sideguard Assist”, introduzido há dois anos.

O sistema de piloto automático preditivo do Actros, o “Predictive Powertrain Control”, agora reconhece cruzamentos e rotatórias. Isso permite que ele otimize o estilo de condução do motorista, mesmo em rotas sinuosas de longo percurso. Em conjunto com a “MirrorCam”, o novo modo “Economy+” do câmbio automatizado Powershift3 e uma nova relação do eixo traseiro, o consumo do novo Actros em estradas pode ser reduzido entre 3% e 5% em rotas de longo percurso, conforme informado pela Daimler.

A Mercedes-Benz está apresentando seu novo top de linha no IAA 2018 com o modelo especial “Edition 1”, produzido como edição limitada de 400 unidades.

Durante o desenvolvimento do novo Actros, os engenheiros da Mercedes-BenzTrucks também remodelaram o Arocs. Como resultado, quase todas as inovações do novo Actros estão disponíveis para o Arocs: A “MirrorCam”, o “Active Brake Assist 5”, o “Cockpit Multimídia” e o “Predictive Powertrain Control”.

Tendo feito sua estreia dois anos atrás, também no IAA de Hannover, o eActros totalmente elétrico está agora – depois de extenso desenvolvimento – em operação real como parte de test-drives em clientes. Já o novo Actros NGT a gás marca o início de mais um novo capítulo dos veículos com baixas emissões na Mercedes-Benz Trucks.

VANS

va.jpg

Sprinter City está entre os destaques apresentados pela Mercedes-Benz. Foto: Divulgação

O foco deste ano no IAA está voltado à nova Sprinter, a campeã de vendas entre os modelos de grande porte. A Mercedes-Benz Vans apresenta a Sprinter, Vito, Citan e X-Class.

No estande da marca, a nova Sprinter está ao lado do Vito, Classe V, Citan e Classe X, que está estreando no IAA.

“Os visitantes também podem ver soluções para o compartimento de carga digitalizado, equipamentos para o compartilhamento de veículos, logística simplificada e eficiente de materiais e gerenciamento de frota que combina a gestão de funções e a tarefa do motorista. Como parte do New Mobility World, a marca está mostrando o trabalho atual em andamento no projeto Vans & Drones com a nova Sprinter”, informou a Mercedes-Benz, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Rodrigo Zika! disse:

    Acho mais bonito o Citaro antigo, esse ficou muito quadrado, sonho no Brasil.

    1. Zé Tros disse:

      Tbm acho o modelo convencional bem mais bonito, mas somente o Citaro elétrico é assim, baseado no e-bus. Os outros continuam com o design convencional.

Deixe uma resposta