São José dos Campos implanta linhas alimentadoras no transporte coletivo

Prefeitura promete novas linhas alimentadoras até o fim do ano. Foto: Charles de Moura/PMSJC

Intenção é ampliar a oferta de horários em bairros das regiões norte e sudeste

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São José dos Campos vai implantar, a partir de segunda-feira, 17 de setembro, linhas alimentadoras no transporte coletivo da cidade, que fica no interior do estado de São Paulo.

Com a mudança, a intenção da administração municipal é ampliar a oferta de horários em bairros das regiões norte e sudeste.

O sistema de linhas alimentadoras será implantado no Jaguari, Sertãozinho, Vargem Grande (os três na região norte) e Capuava (sudeste).

De acordo com a Prefeitura, cartazes com os novos horários e itinerários das linhas já estão sendo colocados dentro dos ônibus para orientar os passageiros sobre a mudança. O aplicativo Ônibus na Hora também já está emitindo alertas com informações sobre as alterações.

“As mudanças vão ampliar o número de viagens de forma significativa. Com a implantação das quatro linhas alimentadoras, a oferta vai passar de 166 para 283 partidas, o que representa um aumento de mais de 70% na quantidade de horários oferecidos para os usuários dessas regiões. Como no sistema de alimentadoras a baldeação é imprescindível para chegar ao destino, a utilização do cartão do bilhete único passa a ser obrigatória para que os usuários utilizem duas ou mais linhas pagando apenas uma passagem”, informou a Prefeitura, em nota.

São José dos Campos tem atualmente 13 linhas alimentadoras implantadas nas regiões sul, leste, sudeste, com previsão de implantação de novas até o fim do ano, conforme promessa da Prefeitura.

As linhas alimentadoras têm a função de ligar bairros periféricos aos principais corredores de ônibus.

Confira as novas conexões informadas pela Prefeitura:

Vargem Grande–Alto da Ponte

Quem utiliza a linha 104, que agora passa a circular como Vargem Grande–Alto da Ponte, poderá embarcar, por exemplo, na Estrada Municipal Pedro Moacir de Almeida para chegar à Rua Audemo Veneziani, onde fará a integração com as demais linhas que passam pela avenida.

Com a mudança, a linha deixa de atender a região central, o que vai permitir uma ampliação na oferta de horários de 5 para 9 partidas de segunda a sexta-feira. No sentido contrário, o aumento do número de viagens será o mesmo. Nos fins de semana, os usuários também terão mais opções.

Sertãozinho–Alto da Ponte

No caso da linha 118 (Sertãozinho–Alto da Ponte, o ônibus terá como ponto de partida a Estrada do Sertãozinho e a parada final na Rua Audemo Veneziani, onde os passageiros também poderão fazer a integração com as demais linhas.

Para os usuários dessa linha, a ampliação de horários de segunda a sexta-feira será de 11 para 17, no sentido Alto da Ponte e de 10 para 14 em direção ao Sertãozinho. Aos sábados e domingos, o aumento será de 3 partidas em cada destino.

Jaguari–Vila Dirce

Já a linha 102 (Jaguari–Vila Dirce) traz como novidade o atendimento que passará a ser feito ao bairro Vertentes do Jaguari em 3 horários em cada sentido. Além disso, haverá redução do percurso e ampliação da oferta de segunda a sexta-feira, que será de 8 horários a mais no sentido Vila Dirce e 7 na direção inversa. A circulação pelo bairro é uma solicitação antiga dos moradores, que pôde ser viabilizada graças à alteração do sistema.

Capuava–Putim

A linha 322 passa a ligar o Capuava ao Putim, com ponto de partida na Estrada do Capuava e final na Avenida João Rodolfo Castelli, em frente à UPA do Putim, onde os usuários poderão fazer a integração com as demais linhas. Com isso, o aumento da oferta de horários será de 10 para 21 partidas no sentido São Judas Tadeu e de 8 para 21 em direção ao Capuava. Nos fins de semana também haverá ampliação.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. ARIVALDO RODRIGUES MORENO disse:

    Não estou morando temporariamente em SJC, mas amo ouvir notícias que beneficiam minha terra natal, sinto que um dia é voltar para o lar que deixei a 4 anos.

  2. Rosa Faria disse:

    Parabéns a prefeitura Municipal de sjcampos ..
    Agora as comunidades rurais vão ter mais conforto em viagens para o centro de sjcampos…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading