Obras do BRT de Sorocaba devem começar em setembro

Previsão da Prefeitura é de início para dia 22

JESSICA MARQUES

As obras do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Sorocaba, no interior de São Paulo, deverão começar em 22 de setembro, de acordo com a Prefeitura. A previsão inicial era para agosto.

Conforme publicado pelo jornal Cruzeiro do Sul, as obras serão iniciadas na avenida Itavuvu, na altura da UPH da Zona Norte.

O investimento total é de R$ 384 milhões, BRT Sorocaba. As obras serão executadas pelo consórcio formado pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil.

O projeto inclui 68 quilômetros de vias, três terminais integrados, quatro estações de integração e uma garagem, além de três corredores nas avenidas Itavuvu, Ipanema e Armando Pannunzio, além de faixas exclusivas em outras vias.

Os corredores serão implantados em vias com pista dupla e canteiro central nas Avenidas Itavuvu, Ipanema, Armando Pannunzio e também na General Carneiro. As faixas exclusivas para o BRT, por sua vez, serão implantadas nas avenidas São Paulo, Antônio Carlos Comitre, Washington Luiz e Pereira Inácio, além das ruas Comendador Oetterer e Hermelino Matarazzo, totalizando 24 quilômetros.

Conforme a Prefeitura informou ao Cruzeiro do Sul, o Corredor Itavuvu terá 5,9 quilômetros de extensão, 10 estações de embarque e desembarque, duas estações de transferências, e um terminal na rua Antônio Silva Saladino. O Corredor Ipanema terá 6,5 quilômetros de extensão, com 9 estações de embarque e desembarque, uma estação de transferência, e um terminal na rua Comendador Genésio Rodrigues, e o Corredor Oeste (Armando Pannunzio/General Carneiro) terá 4,7 quilômetros de extensão, 10 estações de embarque e desembarque, uma estação de transferência, um terminal na avenida Armando Pannunzio, com intersecção com a rua Antônio Aparecido Ferraz.

A expectativa inicial da Prefeitura de Sorocaba é que as obras do BRT sejam concluídas em 24 meses, com expectativa de entregar as primeiras intervenções em oito meses.

A Prefeitura de Sorocaba informou que a frota de ônibus para o BRT deverá ter 125 veículos novos com Wi-Fi, sendo 41 articulados com capacidade para 141 passageiros, 11 padrons especiais, com capacidade para 96 passageiros e 73 padrons, com capacidade para 82 passageiros, todos com ar-condicionado.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

1 Trackback / Pingback

  1. Sorocaba inicia obras do primeiro corredor de BRT – Diário do Transporte

Deixe uma resposta