Transporte público de Sorocaba (SP) recebe novo sistema de bilhetagem

O novo sistema inclui novos equipamentos com leitor de QR Code em validadores embarcados e nos bloqueios dos terminais. Foto: Divulgação.

Equipamentos com leitor de QR Code estão em fase de instalação e homologação

JESSICA MARQUES

O sistema de transporte público de Sorocaba, no interior de São Paulo, vai receber gradativamente um novo sistema de bilhetagem. A principal novidade está nos equipamentos, que vêm com leitor de QR Code.

O sistema ainda está em fase de instalação e homologação. Segundo a Urbes – Trânsito e Transportes, as empresas concessionárias estão realizando a atualização do Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Sorocaba de forma gradativa, para não impactar nas viagens dos usuários e na comercialização dos passes.

O novo sistema inclui novos equipamentos com leitor de QR Code em validadores embarcados e nos bloqueios dos terminais.

O novo sistema de bilhetagem tem como objetivo substituir o atual Cartão Unitário pelo QR Code, que é um código impresso no comprovante da passagem, que o usuário utilizará para embarcar nos ônibus.

“O objetivo é propor modernidade ao sistema, regulamentar os postos de vendas e inibir falhas, propondo mais eficiência no transporte público de Sorocaba, dessa forma será possível incorporar ao sistema de pagamento e validação outras ferramentas contra fraudes, como a biometria facial, integrando soluções complexas que abrangem até mesmo o serviço de gerenciamento da frota de ônibus de uma cidade”, informou a Prefeitura, em nota.

Segundo a Urbes, diariamente circulam nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo. Por mês, são realizadas mais de 4 milhões de viagens.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: