São Luís recebe 10 ônibus com ar-condicionado. Até o final do ano, serão mais 30

Prefeitura diz que desde janeiro, renovação atingiu 73% da frota – Foto: Divulgação prefeitura São Luís / Clique para ampliar

Prefeitura promete wi-fi em toda a frota ainda neste semestre

ADAMO BAZANI

O sistema de ônibus municipais de São Luís, no Maranhão, recebeu nesta terça-feira, 28 de agosto de 2018, mais dez veículos zero quilômetro com ar-condicionado. Os coletivos fazem parte de um lote total de 40 ônibus com equipamento de refrigeração que deve ser entregue até o final do ano.

Os ônibus vão atender as linhas do Consórcio Upaon-Açu, que servem a bairros na área da Cidade Operária; e do Consórcio Primor, que fazem rotas para bairros da região Turu/Divineia.

Segundo a prefeitura, desde janeiro de 2017, 73% da frota foram renovados e 240 ônibus já possuem ar-condicionado. Deste total, 20 são articulados, com maior capacidade de transportes.

Ainda de acordo com a administração municipal, a idade média da frota que era acima de 10 anos caiu para 4,5 anos.

Na apresentação dos ônibus, o prefeito Edivaldo Holanda Braga Júnior prometeu sistema de wi-fi em toda frota até o final do ano também.

“O serviço já foi licitado e nos próximos dias a população contará também com mais este benefício importante, concretizando mais um compromisso da nossa gestão firmado com o povo”, disse, segundo nota da prefeitura de São Luís.

Na nota, o secretário municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros, destacou outras medidas para a melhoria da mobilidade, como intervenções pontuais viárias para eliminar gargalos nas linhas de ônibus; biometria facial na bilhetagem eletrônica para evitar fraudes no uso de gratuidades; recarga embarcada da bilhetagem; integração por meio do Bilhete Único; Cartão Criança; instalação de GPS em 100% da frota de ônibus e sistema de videomonitoramento na CCO – Central de Controle Operacional de trânsito e transportes.

“O transporte público precisa acompanhar a movimentação, as mudanças e a evolução do trânsito da cidade. E isso a gestão tem feito, realizando intervenções importantes no trânsito, por orientação do prefeito Edivaldo. Primamos pela execução de obras de médio e pequeno porte que respondem de forma significativa, às vezes muito mais até que obras gigantescas que requerem maior tempo de execução, desapropriações e maior custo. Com essas intervenções pontuais, acabamos com os grandes gargalos no trânsito da cidade, desafogando trechos considerados extremamente conturbados, proporcionando mais fluidez à circulação de veículos e segurança aos pedestres” – disse o secretário, segundo a nota.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: