Bruno Covas lança licitação para projeto de ponte na Zona Sul com faixas de ônibus e promete viagens mais rápidas
Publicado em: 28 de agosto de 2018

Ponte Graúna-Gaivotas vai custar R$ 218,5 milhões e obras começam no segundo semestre de 2020
ADAMO BAZANI
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou na tarde desta terça-feira, 28 de agosto de 2018, a licitação para projeto executivo da ponte Graúna-Gaivotas, na zona Sul da capital paulista.
A estrutura deve ter ao todo 700 metros permitindo a travessia sobre o Braço do Cocaia, na represa Billings. Faixas preferenciais para ônibus, calçadas e ciclovias devem compor a ponte.
O número de faixas de rolamento e o sentido de operação serão estabelecidos durante o desenvolvimento do projeto, segundo a prefeitura.
A ponte deve custar R$ 218,5 milhões. Apenas para o projeto e estudos ambientais serão destinados em torno de R$ 8 milhões.
As obras devem começar no segundo semestre de 2020. A gestão não informou previsão de entrega.
A prefeitura, por meio de nota, anunciou que a ligação deve facilitar o deslocamento nos bairros Jardim das Gaivotas, Chácara das Gaivotas, Parque Cocaia, Jardim Toca e Cantinho do Céu em direção ao Centro da capital.
Outra promessa, com a obra, é reduzir o tempo de viagem no transporte público.
De acordo com nota da prefeitura, a ponte terá faixas de ônibus e vai permitir a integração mais fácil com corredores da zona Sul e com a linha 9 – Esmeralda de trens.
A nova ligação viária facilitará o fluxo do transporte público na região, e também a integração com os corredores e faixas exclusivas de ônibus das avenidas Teotônio Vilela, Atlântica, Olívia Guedes Penteado, Interlagos, Nossa Senhora de Sabará e Dona Belmira Marin, Terminal Urbano Grajaú e Linha 9 – Esmeralda da CPTM.
A gestão Covas ainda promete, com a ponte, melhorar o trânsito geral e os deslocamentos a pé.
“A nova ponte, que será implantada em uma área com mais de um milhão de habitantes (segundo o IBGE), proporcionará a integração entre os diferentes modais de transporte público da região, a circulação de pedestres através de passeios adequados e travessias seguras, a redução significativa nos tempos das viagens, a requalificação da paisagem urbana e ainda a melhoria do trânsito no sistema viário da região.”
Dos R$ 8 milhões para o estudo, R$ 2 milhões serão provenientes de emenda do vereador Rodrigo Goulart e outros R$ 6 milhões virão do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FMDT), abastecido com recursos das multas de trânsito aplicadas na cidade.
As desapropriações e execução da obra terão financiamento do Governo Federal por meio do Ministério das Cidades.
“A construção dessa ponte, que ficará em R$ 218 milhões, vai melhorar o tráfego das regiões do Grajaú, Parelheiros e Marsilac, no extremo da Zona Sul, além de proporcionar qualidade de vida para as pessoas que lá residem. Atualmente, a população desses locais leva muito tempo para se deslocar, por conta dos problemas de trânsito que sempre ocorrem na Avenida Dona Belmira Marin. Com a ponte, terão mais qualidade de vida. O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2020”, afirmou o prefeito Bruno Covas na nota.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Adamo parabepa pela matéria espero que essa promessa do Bruno Covas saia do papel pois sou morador do bairro gaivotas há 22 anos e sempre se fala dessa ponte e nada de concreto levo 2:30 minutos pra me deslocar da minha casa ao bairro São judas..
Meu nome e Erivaldo .moro no Gaivotas sou taxista e esta ponte muito me ajudara
moro a 12 anos na região povo sofre de mais com esse trânsito na Av.Belmira Marin