Linha 13-Jade da CPTM terá atendimento até as estações Brás e Luz somente em setembro

A previsão inicial era até o início de agosto, mas a companhia informou que ampliou o prazo após dificuldades técnicas na integração dos sistemas. Foto: Adamo Bazani

Previsão inicial era para agosto, mas a companhia ampliou o prazo após dificuldades técnicas

JESSICA MARQUES

A Linha 13 – Jade (Estação Engenheiro Goulart – Estação Aeroporto–Guarulhos) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terá atendimento até as estações Brás e Luz somente em setembro. A nova previsão foi informada pela companhia ao Diário do Transporte nesta sexta-feira, 24 de agosto de 2018.

A previsão inicial era até o início de agosto, mas a companhia informou que ampliou o prazo após dificuldades técnicas na integração dos sistemas.

Os dois serviços, o Connect e o Airport-Express, portanto, devem ser lançados até o fim de setembro, conforme nova previsão da CPTM.

“A expectativa era que os serviços fossem iniciados neste mês. Entretanto, devido às dificuldades técnicas na integração dos sistemas entre Alstom e Siemens, foi necessário ampliar o prazo de realização dos testes necessários para que a operação seja feita com segurança”, informou a CPTM, em nota.

O Connect terá viagens entre as estações Brás e Estação Aeroporto-Guarulhos nos horários de pico, sem a necessidade de transferência na Estação Engenheiro Goulart, de acordo com a CPTM.

No caso do Connect, o trem para em todas as estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4.

O serviço CPTM Airport Express, por sua vez, está previsto para operar sem parada para embarque e desembarque, entre as estações Aeroporto-Guarulhos e Luz. Neste caso, porém, o valor da tarifa será mais caro, custando R$ 8.

A CPTM estima que o percurso será realizado em aproximadamente 35 minutos.

INTERVALO

Atualmente, os passageiros da linha 13-Jade afirmam que o trajeto precisa de algumas melhorias. O oficial de manutenção Fábio Lima Coelho, 31 anos, disse que o intervalo entre os trens chega a 30 minutos. “A Linha 13 tem que diminuir o tempo de espera para se tornar atrativa”, disse.

Morador de Guarulhos, o oficial de manutenção diz que prefere utilizar ônibus intermunicipais por ser mais rápido e ainda mais barato, por ainda não haver integração.

“Eu volto sempre de 175 pois um ônibus que já me deixa na porta de casa, se for usar o trem vou ter que gastar o dobro, pois o sistema não é integrado”, disse.

Até o momento, a CPTM não informou previsão de integração com linhas de ônibus municipais ou redução dos intervalos de partida.

A Linha 13-Jade tem 12,2 quilômetros de extensão – uma parte do trajeto em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km); duas novas estações: Guarulhos Cecap e Aeroporto Guarulhos, além da Estação Engenheiro Goulart, integrando com a Linha-12 Safira; três novos bicicletários e uma passarela.

Diário do Transporte esteve na cobertura da inauguração da linha e constatou a preocupação dos passageiros com o fato de o trem parar longe dos terminais do Aeroporto. Por exemplo, do Terminal 3, a distância é de 2,5 km.

Os passageiros precisam fazer a transferência para ônibus operados pela empresa GRU Airport, concessionária do Aeroporto em Guarulhos. O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, responsabilizou a concessionária pelos fatos do trem da CPTM não chegar até perto do Aeroporto e por ainda não ter sido construída uma espécie de monotrilho entre o trem e os terminais aéreos. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/03/31/alckmin-inaugura-linha-13-jade/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Ricardo F. Martins disse:

    Todo mundo sabe que as inaugurações da linha 5, do monotrilho e dos serviços especiais da linha 13 estão programadas desde o início do ano para as vésperas da eleição. Último dia de setembro

  2. HELIO ANDRADE PEREIRA disse:

    Trem de guarulhos aeroporto para zona norte de São Paulo

  3. HELIO ANDRADE PEREIRA disse:

    Trem até o bairro Bonsucesso Guaruhos

  4. Roberto disse:

    A incompetência e roubo dos cofres públicos desse governo é um absurdo a promessa dessa linha estar pronta é do início dos anos 2000, isso é um retrato da falta de vergonha dos políticos do PSDB, PT e outros. Datas e promessas mentirosas todo tempo, e nem tem mais vergonha de mentir em público por outras datas para ficar pronto. Daciolo acho que é uma chance real de mudança mesmo!

    1. Olavo Leal disse:

      Roberto: sem querer defender este ou aquele ´partido, um dos grandes culpados pelo atraso foi o governo federal, quando “inventou” o tal trem-bala, que teria estações no Campo de Marte e em GRU, o que fez com que o governo de SP aguardasse a definição e atrasasse a construção do ramal da linha 13.

  5. Evandro da Silva Pires disse:

    Estou usando duas a quatro vezes por semana esse trem da linha 13, porepo que eu fico admirado e com o pesdimp trabalho wqu fizeram desde soldas ste a cobertura no trecho emque os usuários fazem para acessar o terminal de ônibus está com varis goteiras e as soldas na estação Eng Goulart estaose quebrando pois so foi dado um ponto de solda as peças estão se quebrando todas ontem presenciei mais uma prcp wuebrada em baixo de uma escada na estação Eng Goulart.

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