Prefeitura de Mongaguá abre consulta pública para licitação que vai regularizar transportes na cidade

Ônibus da empresa Ação, que atua com contrato emergencial. Foto: Ailton Florencio (Ônibus Brasil) – Clique para ampliar

Atualmente, uma empresa opera com contrato emergencial no lugar de viação que deixou de prestar serviços e apresentava problema

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Mongaguá, no litoral paulista, abriu consulta pública para receber sugestões com o objetivo de elaborar o edital da licitação que vai definir o novo sistema de transportes por ônibus na cidade.

As ideias devem ser entregues na sede da prefeitura por escrito para a Comissão Especial de Licitação, com dados pessoais e empresariais, se for o caso, até o dia 12 de setembro. O projeto básico do edital deve ser também pego na prefeitura. O interessado precisa levar dois DVDs virgens e lacrados.

No comunicado de consulta pública, a prefeitura diz que serão necessárias alterações dos itinerários.

“A dinâmica da cidade e os processos constantes de transformações criaram novas necessidades e tornaram imprescindível a atualização dos itinerários de execução dos serviços de transporte público”

HISTÓRICO DE PROBLEMAS:

Desde o dia 07 de maio de 2018, a Ação Transportes e Turismo opera em contrato emergencial com validade de 180 dias no lugar da Viação Beira Mar, que atuava há cerca de 30 anos na cidade.

A Beira Mar vinha apresentando problemas operacionais e financeiros. Quantidade insuficiente de ônibus nas ruas e greve de motoristas por falta de pagamento eram situações que se tornavam cada vez mais comuns no cotidiano dos passageiros.

Em fevereiro de 2018, por exemplo, dos 12 ônibus que a Beira Mar tinha, apenas um estava funcionando. O restante estava quebrado.

O sistema de transportes de Mongaguá atende por dia, em média, 12 mil passageiros.

A Ação está com uma frota de 17 veículos, sendo 13 ônibus escalados, dois micro-ônibus e mais dois ônibus reservas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 Trackback / Pingback

  1. Mongaguá publica aviso de edital de licitação dos ônibus – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: