Prefeitos da Grande Aracaju discutem criação de Consórcio Metropolitano do Transporte Público
Publicado em: 21 de agosto de 2018

Reunião com representante do Governo de Sergipe debateu processo de licitação do transporte coletivo da região, que serviria os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristovão
ALEXANDRE PELEGI
A Região Metropolitana de Aracaju, criada por Lei Complementar em dezembro de 1995, é composta pelos Municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.
Com população estimada de quase 1 milhão de habitantes, a ideia de uma licitação conjunta do transporte público da região começa a tomar forma.
Os prefeitos das quatro cidades estiveram em reunião com a representante do Governo do Estado de Sergipe, Neuma Maria Oliveira Lisboa, nesta segunda-feira, dia 20 de agosto de 2018, quando discutiram o processo de licitação para a exploração do transporte público da região metropolitana.
Um dos pontos de consenso foi quanto à necessidade de se estabelecer um estudo minucioso sobre a legislação, que deverá ter como meta formalizar uma proposta consensual de criação de um Consórcio Metropolitano do Transporte Público.
Para dirimir pontos divergentes na proposta inicial para a formação do consórcio metropolitano ficou estabelecida a criação de uma comissão específica. Esta comissão terá representantes dos quatro municípios e também do Governo do Estado, e sua função inicial será realizar estudos que permitam estabelecer metas para a formação do consórcio metropolitano, cuja função será gerir o sistema de transporte público da região.
Em dezembro deste ano nova reunião com os prefeitos e o governo estadual analisará o resultado dos estudos que serão realizados nesse período pela comissão.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes