Prefeitos da Grande Aracaju discutem criação de Consórcio Metropolitano do Transporte Público

Foto: divulgação

Reunião com representante do Governo de Sergipe debateu processo de licitação do transporte coletivo da região, que serviria os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristovão

 ALEXANDRE PELEGI

A Região Metropolitana de Aracaju, criada por Lei Complementar em dezembro de 1995, é composta pelos Municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

Com população estimada de quase 1 milhão de habitantes, a ideia de uma licitação conjunta do transporte público da região começa a tomar forma.

Os prefeitos das quatro cidades estiveram em reunião com a representante do Governo do Estado de Sergipe, Neuma Maria Oliveira Lisboa, nesta segunda-feira, dia 20 de agosto de 2018, quando discutiram o processo de licitação para a exploração do transporte público da região metropolitana.

Um dos pontos de consenso foi quanto à necessidade de se estabelecer um estudo minucioso sobre a legislação, que deverá ter como meta formalizar uma proposta consensual de criação de um Consórcio Metropolitano do Transporte Público.

Para dirimir pontos divergentes na proposta inicial para a formação do consórcio metropolitano ficou estabelecida a criação de uma comissão específica. Esta comissão terá representantes dos quatro municípios e também do Governo do Estado, e sua função inicial será realizar estudos que permitam estabelecer metas para a formação do consórcio metropolitano, cuja função será gerir o sistema de transporte público da região.

Em dezembro deste ano nova reunião com os prefeitos e o governo estadual analisará o resultado dos estudos que serão realizados nesse período pela comissão.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta