Após regulamentação de lei, todos os assentos de ônibus passam a ser preferenciais em João Pessoa

A Semob foi instituída no Ministério das Cidades com a finalidade de formular e implementar a política de mobilidade urbana. Foto: Divulgação.

Idosos, obesos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com criança de colo podem solicitar qualquer banco

JESSICA MARQUES

Após a regulamentação de uma lei, nesta terça-feira, 14 de agosto de 2018, todos os assentos dos ônibus de João Pessoa, na Paraíba, passaram a ser preferenciais. Com isso, idosos, obesos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com criança de colo podem solicitar ocupar qualquer banco, independentemente da marcação.

A lei, de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti, foi aprovada em 9 de março de 2017, mas foi regulamentada apenas nesta terça-feira. A Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa fixou adesivos com o texto da lei nos ônibus, para conscientizar os passageiros.

Apesar de, implicitamente, os passageiros que necessitam terem prioridade para sentar e evitar acidentes devido à mobilidade reduzida, por exemplo, antes da legislação apenas dois assentos eram sinalizados como preferenciais. A partir de agora, todos os 52 bancos podem ser reivindicados.

A frota de João Pessoa é composta por 540 veículos. Conforme informado em reportagem publicada pelo G1, a fiscalização do cumprimento da lei será feita pela Secretaria de Mobilidade.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Wilson disse:

    Como fica aquele passageiro que pagou passagem? este que banca o custo do serviço? qual o direito que ele tem?

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading