UFRJ apresenta ônibus movido a eletricidade e hidrogênio para a Prefeitura de Maricá

O ônibus também possui sistemas que permitem trafegar a uma distância de até 330 quilômetros sem recarregar a bateria. Foto: Divulgação.

Veículo tem tração elétrica, não emite poluentes e é mais silencioso

JESSICA MARQUES

Um ônibus movido a eletricidade e hidrogênio foi apresentado para a Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro. O projeto foi elaborado por Paulo Emílio de Miranda, responsável pela equipe do Laboratório de Hidrogênio – LabH2 da COPPE da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O ônibus é híbrido (elétrico-hidrogênio), tem tração elétrica, não emite poluentes e é mais silencioso. Além disso, o veículo é constituído de pilha combustível, que gera a eletricidade abordo.

O ônibus também realiza o processo de regeneração de energia cinética em energia elétrica em processos de desaceleração e frenagem. Isso significa que, sempre que o motorista desacelerar ou frear o ônibus, ele transforma a energia do movimento do veículo em energia elétrica.

O veículo ainda possui sistemas que permitem trafegar a uma distância de até 330 quilômetros sem recarregar a bateria. Com isso, é possível fazer uma recarga antes de o veículo sair da garagem.

Segundo Paulo Emílio de Miranda, que também é representante brasileiro na Associação Internacional para a Energia do Hidrogênio (IAHE na sigla em inglês), essa é a terceira geração do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, tendo seu primeiro protótipo demonstrado em 2010.

Apesar de o projeto ter iniciado em 1999, quando deu início à parte teórica, os ônibus híbridos são usados somente dentro do campus para testes.

“Primeiro, que isso é uma mudança de paradigma. Se Maricá começa a usar o ônibus a hidrogênio, ela se adianta de um Brasil em uma transição energética que tomará o século 21”, disse.

O secretário de Indústria e Portuária, Igor Sardinha, que acompanhou o prefeito durante a viagem, informou que a parceria visa também “alocar empresas no futuro Parque Tecnológico que será construído na cidade, a fim de desenvolver pesquisas no segmento e manter um eixo produtivo dessa tecnologia, gerando emprego para a população”.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

2 comentários em UFRJ apresenta ônibus movido a eletricidade e hidrogênio para a Prefeitura de Maricá

  1. Boa, o problema e comercializar.

  2. Carroceria Busscar ??

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: