Rio de Janeiro define layout para despadronização das pinturas de ônibus
Publicado em: 3 de agosto de 2018

Diário do Transporte está na cidade para obter mais detalhes
ADAMO BAZANI / ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira, dia 3 de agosto de 2018, no Diário Oficial da cidade, como devem ser os layouts individuais das empresas de ônibus que atendem ao sistema da capital fluminense.
A Resolução nº 3004 da Secretaria, publicada hoje, trata especificamente dos padrões técnicos de identidade visual externa dos veículos do serviço público de passageiro por ônibus.
O documento define que na maior parte das carrocerias os ônibus poderão trazer o layout individual das companhias. Será necessária a especificação da região atendida, bem como as seguintes inscrições:
– Logomarca da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, no padrão vigente;
– Numeração de Ordem no padrão alfanumérico;
– Adesivagem sobre o canal de contato com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro;
– Adesivagem sobre o Disque Denuncia no vidro traseiro, conforme Lei 2.422/96;
– Identificação do Consórcio.
A despadronização faz parte do acordo entre empresas de ônibus e prefeitura do Rio de Janeiro que definiu o reajuste da tarifa para R$ 3,95 e a renovação da frota.
O prefeito Marcelo Crivella e o Rio Ônibus, sindicato que reúne as companhias, anunciaram que até 2020 toda a frota deve ter condicionado. Relembre:
O Diário do Transporte está no Rio de Janeiro para acompanhar as mudanças propostas pela Prefeitura, e logo trará mais detalhes.
Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes
Enfim, prevaleceu o bom senso!
Bem diferente do layout apresentado anteriormente neste site em 23/7, tendo como exemplo um veículo da Viação Ideal, essa nova identidade visual publicada ontem (03/08 )pela Secretaria de Transportes do Município do Rio de Janeiro é muito boa, não apenas porque mantem um padrão estético harmonioso na parte externa dos veículos, como também identifica claramente cada empresa operante e a marca da nossa cidade, que continua sendo exibida. Muito bom constatar que avançamos e não que voltamos aquele carnaval de cores e layouts duvidosos que caracterizavam os coletivos cariocas na década de 90. Bem melhor assim!
Também não gosto desta padronização , porém fazer esta mudança agora, qdo existe carência de tudo na cidade um absurdo!
Sei que é besteira, mas incrível como ainda usam “logomarca” em layouts oficiais em produções de design gráfico…
http://blog.penseavanti.com.br/logo-logotipo-marca-e-logomarca-qual-a-diferenca/
Vai entender…
Uma outra nota recente, publicada agora a pouco no site do Diario do Transporte, informa como padrão a pintura da Viação Ideal e não o padrão divulgado hoje pela manhã (03/8) pela Secretaria de Transporte. Afinal, qual é o padrão: o da SMTU ou do Sr. Crivella que foi divulgado tambem hoje????
https://diariodotransporte.com.br/2018/08/03/rio-de-janeiro-define-layout-para-despadronizacao-das-pinturas-de-onibus/
Só não entendi o motivo de manter a saia branca, o layout deveria ficar livre para ocupar a parte debaixo.
Enquanto isso , Aqui na Região de Campinas , em São Paulo , os ônibus gerenciados pela empresa Ouro Verde não seguem os horários padrão da semana. Já não é de agora que eles vem recebendo uma chuva de reclamações diariamente. Realizei o trajeto entre Americana X Sumaré (Bairro JARDIM PICERNO) pela linha 640 , no transporte intermunicipal , e antes de seguir até o destino final , aguardei quase 2 horas no terminal . Alguém precisa urgentemente contratar uma nova empresa para Concorrer com a ouro verde. Quem sabe assim eles aprendem.
Felizmente!! Ninguém gostou da padronização por pintura única, o certo é a padronização por empresa, que facilita na identificação.
Gostaria de saber porque a Empresa Real Auto Ônibus descumpriu o Layout e não utiliza a faixa Branca na parte inferior dos ônibus?