Itajaí Transportes Coletivos instala dispositivo de segurança nos ônibus

Mecanismo mostra se parafusos e porcas das rodas podem estar soltos

JESSICA MARQUES

A Itajaí Transportes Coletivos instalou um dispositivo de segurança nos ônibus. O mecanismo é responsável por mostrar se os parafusos e porcas das rodas podem estar soltos ou se estão bem colocados.

Com a novidade, é possível observar em um marcador de posição em forma de setas amarelas ou vermelhas o estado dos parafusos e das porcas que ficam localizadas nas rodas do veículo.

“As setas, quando apontam uma para a outra, indicam que os parafusos estão bem apertados. Quando um deles está solto, as setas se movem, de forma que é só soltar o dispositivo, fazer o reaperto e o veículo está pronto para voltar às ruas”, explicou a empresa, em nota.

Conforme explicou o gerente Administrativo da Itajaí, Uílson Moraes, o procedimento pode evitar acidentes graves, pois, quando o parafuso se solta, a roda pode cair no meio da rua.

O gerente informou, em nota, que a empresa adquiriu 6 mil peças do dispositivo. O custo de cada unidade é de R$ 1.

“O trabalho de verificação de aperto de rodas sempre foi executado pela equipe de manutenção, na garagem, mas sempre podem acontecer falhas. E o marcador de posição ajuda muito, pois qualquer colaborador, onde estiver (na garagem, nos terminais e no viário) pode visualizar possíveis falhas e avisar a equipe de manutenção da empresa”, disse o gerente.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta