Após greve, ônibus de Foz do Iguaçu voltam a circular

Decisão tomada na manhã desta terça foi de retomar operação de 70% da frota

JESSICA MARQUES

Após greve de ônibus realizada na manhã desta terça-feira, 24 de julho de 2018, os veículos do transporte público de Foz do Iguaçu, no Paraná, estão voltando a circular. Em assembleia, os motoristas e cobradores decidiram retomar a operação de 70% da frota.

O serviço começou a operar parcialmente a partir das 10h desta terça. Segundo informações do portal H2FOZ, apenas a frota da empresa Cidade Verde está sem circular na cidade.

O presidente do Sitrofi (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário), Nereu Claro da Silva, informou que se algum ônibus da Cidade Verde voltar a rodar sem que a empresa assine o acordo coletivo entre o Consórcio Sorriso e os trabalhadores, o serviço será suspenso novamente.

O presidente do FozTrans (Instituto de Transportes e Trânsito), Fernando Maraninchi, por sua vez, informou que a autarquia vai aplicar multa ao Consórcio Sorriso pela suspensão da circulação dos ônibus.

A FozTrans também garantiu que ônibus de outras três viações devem atender moradores da região norte. O Consórcio Sorriso é formado pelas empresas Viação Itaipu, Transportes Balan, Viação Gato Preto, Viação Cidade Verde e Expresso Vale do Iguaçu.

A greve foi anunciada nesta segunda-feira, 23 de julho de 2018, A categoria reivindica o repasse da taxa de solidariedade de 2% da folha de salário para o sindicato, item rejeitado por uma das empresas que integram o Consórcio Sorriso.

A empresa Cidade Verde, por sua vez, informou que não vai pagar a taxa solidariedade, por considerar a prática ilegal.

O acordo coletivo, por sua vez, prevê um reajuste salarial de 2% e um aumento de 1% no vale mercado.

Relembre: Rodoviários anunciam greve em Foz do Iguaçu (PR) para esta terça-feira

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta