Governo do estado atrasa estudo que viabiliza trens regionais em São Paulo

Projeto original do Trem Intercidades inclui regiões da macro metrópole do estado.

Promessa de projeto é feita desde 2010 e ainda não saiu do papel

JESSICA MARQUES / ALEXANDRE PELEGI

O Governo do Estado de São Paulo ainda não apresentou a versão final do estudo de pré-viabilidade para implantar o projeto do Trem Intercidades. O modal tem como objetivo ligar São Paulo a Americana, para diminuir a dependência do transporte rodoviário.

A assessoria do governo informou ao jornalista Marcelo Toledo, da Folha de S.Paulo, que o estudo já foi produzido, mas ainda passa por análise. O prazo inicial era até o fim de maio, portanto, o estudo será entregue com atraso.

O objetivo do estudo, que está sendo “refinado”, segundo o governo, é compilar informações sobre a rota inicial do trem, que percorrerá 135 quilômetros, de acordo com o projeto.

O Governo do Estado também informou que o prazo para conclusão é de 20 meses.

HISTÓRICO

A promessa dos trens regionais remonta a 2010, e uma de suas principais motivações é mitigar o crescente volume de tráfego nas principais rodovias que acessam São Paulo, além de diminuir o impacto no trânsito das cidades causado pelo transporte de carga.

Em dezembro de 2011 o então Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, anunciava que a era dos trens regionais, ligando cidades mais distantes, iria voltar ao Estado. Jurandir garantiu que além das ligações ferroviárias para Santos, Jundiaí e Sorocaba, outras cidades que ficam mais longe da Capital Paulista, como Ribeirão Preto e Piracicaba receberiam os serviços ferroviários.

Passados 5 anos, em debate sobre o projeto de Trens Intercidades no Estado, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, em dezembro de 2016, o Secretários dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que pretendia lançar uma Parceria Público Privada em 2017 para viabilizar o projeto.

Pelos planos apresentados à época por Pelissioni, a malha ferroviária objeto de PPP ligaria as cidades de Campinas, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Sorocaba e São Paulo com atendimento de composições que correriam a 160 quilômetros por hora. Os preços seriam competitivos com o transporte rodoviário, com as vantagens de uma ferrovia.

O trecho prioritário, segundo o secretário, é o de Americana a São Paulo, com 135 quilômetros de extensão e custo de R$ 5,4 bilhões, atendendo a uma demanda estimada de 60 mil passageiros por dia. “O fato também de termos o Aeroporto de Viracopos, que será o maior aeroporto do Brasil, maximiza o projeto”, afirmou Pelissioni.

TRENS REGIONAIS

Agora, mais uma vez, o governo Alckmin anuncia que pretende lançar, ainda em 2018, o edital de contratação do primeiro trecho do trem regional, que ligará São Paulo à cidade de Americana, na região de Campinas.

A primeira fase também deverá contemplar a ligação com trem de média velocidade as cidades de Jundiaí e Campinas. O percurso de 135 quilômetros terá nove estações, com investimento previsto de R$ 5 bilhões.

Para o secretário de Logística de Transportes, Laurence Casagrande, a ideia para viabilizar o trem intercidades é compartilhar o trilho nos trechos onde há ociosidade. Isso otimiza a infraestrutura e reduz o custo de implantação do projeto. A proposta inicial, que nasceu entre 2009 e 2010, propunha realizar a construção de novas linhas, o que elevaria o custo das obras.

A ideia de compartilhar os trilhos facilitará não só o deslocamento de passageiros entre as regiões da macrometrópole, como permitirá triplicar a participação da malha ferroviária na matriz de transporte de carga no Estado, passando de 12% para 36%.

Jessica Marques pra o Diário do Transporte

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Rafael Almeida disse:

    O governo federal deveria exigir a volta dos trens de passageiros como uma das cláusulas pra antecipar a renovação das concessões.

  2. Rodrigo Zika! disse:

    Ah mais o povo nunca vê isso, acha o PSDB milagroso em SP, enquanto isso sem educação, saúde e segurança publica, triste.

  3. Sergio Rodrigues disse:

    E so em anos eleitorais que o “imperador” alckmin vem com essas promessas, passadas as eleições volta tudo pra gaveta.

  4. Josmar Augusto Fonseca Barbosa disse:

    O trem intercidades DEVE atender as principais metrópoles do Estado de São Paulo como por exemplo Sorocaba, Jacareí, São José, Taubaté, Santos, Jundiaí, Campinas, Americana… deveria chegar até Rio Preto. Mas o atual governador sem noção acha que o trem que irá ligar a RMVale ( Cone Leste – Vale do Paraíba) tem que ir até Aparecida. Ok, a pessoa que trabalha de segunda a sexta em São Paulo pega o trem até Aparecida, reza para criarem as estações em Taubaté, Pinda, Jacareí e São José, e depois vai trabalhar. Legal! Parabéns, seu tucano incompetente!

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