Portaria do Governo do DF exige que novos ônibus do corredor da BTG tenham portas à esquerda

Foto: Divulgação (Portal Brasília de Fato)

Medida assinada pelo Secretário de Mobilidade sai no momento em que se inicia o período obrigatório de renovação da frota de ônibus do Distrito Federal

ALEXANDRE PELEGI

dftrans_btgPortaria do Secretário de Estado de Mobilidade do Distrito Federal, Fábio Ney Damasceno, publicada no Diário Oficial do DF desta segunda-feira, dia 16 de julho de 2018, determina que as concessionárias do Sistema de Transporte Público que operam linhas cujo itinerário inclua a Estrada Parque Taguatinga – EPTG ficam obrigadas a adquirir prioritariamente veículos dotados de portas de ambos os lados.

A compra deve acontecer quando houver “procedimento de substituição, renovação ou acréscimo de frota”. Nestes casos, as concessionárias estão “obrigadas a adquirir prioritariamente veículos dotados de portas de ambos os lados, motor traseiro ou central e piso baixo, nos termos da legislação em vigor”.

O corredor exclusivo da EPTG entrou em funcionamento no dia 31 de janeiro de 2012, com paradas localizadas à esquerda da pista, mas com ônibus circulando com porta do lado direito.

A Portaria sai no momento em que tem início o período obrigatório de renovação da frota. Uma das considerações da Portaria refere-se justamente à “renovação/substituição de veículos, ao longo da concessão”, que poderá ser feita somente “por veículos novos (zero quilômetro)”.

De acordo com a portaria publicada, “as concessionárias do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC) que operam linhas cujo itinerário inclua a EPTG, quando do início do procedimento de substituição, renovação ou acréscimo de frota, ficam obrigadas a adquirir prioritariamente veículos dotados de portas de ambos os lados, motor traseiro ou central e piso baixo, nos termos da legislação em vigor, conforme foi projetado”.

Atualmente o corredor da BTG é operado apenas por linhas semiexpressas, que não param na via.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta