Nova concessionária do transporte coletivo começa a operar nesta segunda em Guaratuba (PR)

Segundo informações da Prefeitura, o que muda para os passageiros é que a passagem fica mais barata e passa a ser R$ 3,20. Foto: Divulgação.

Viação Ganua deixa a cidade e Oceânica Sul, do Grupo Araucar, assume a região

JESSICA MARQUES

Uma nova concessionária do transporte coletivo começa a operar nesta segunda-feira, 16 de julho de 2018, em Guaratuba, no Paraná. A Viação Ganua deixa a cidade depois de 30 anos de concessão e a Oceânica Sul, do Grupo Araucar, assume a área operacional.

Segundo informações da Prefeitura, o que muda para os passageiros é que a passagem fica mais barata e passa a ser R$ 3,20. Além disso, todos os ônibus vêm com elevador para cadeirantes e internet gratuita, via Wi-Fi.

A previsão é de que em um mês seja implantado um aplicativo que informa o horário dos ônibus, além de mostrar itinerários e poder acompanhar cada veículo por geolocalização.

Outra mudança prevista é a implantação de catraca eletrônica. Quando isso ocorrer, os cartões de transporte terão a primeira via emitida gratuitamente.

Guaratuba possui uma única linha, a Barra do Saí-Mirim. Ao todo, serão quatro ônibus em operação e dois de reserva. Os veículos serão seminovos, mas a Prefeitura prometeu veículos zero quilômetro para janeiro de 2019.

Segundo informações do Correio do Litoral, com a mudança, o dono da Oceânica Sul, Hassan Júnior, prometeu priorizar mão de obra local, que inclui os motoristas da Viação Ganusa.

O prefeito Luiz Gruber ainda informou que, até dezembro de 2018, serão licitados novos pontos de ônibus cobertos.

A empresa Oceânica Sul, do Grupo Araucar, opera em Pontal do Paraná desde 2002 e já teve uma linha até o porto de embarque do ferryboat. Em Guaratuba, o contrato de concessão tem período de 10 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta