Carros elétricos podem diminuir consumo de petróleo em 8 milhões de barris por dia até 2035

Em um cenário intermediário, a estimativa é de que, com 20 milhões de carros elétricos no mundo até 2035, a diminuição será de 8,4 milhões de barris de petróleo por dia. Foto: Divulgação.

Estimativa é feita por uma ferramenta lançada pelo portal Carbon Tracker

JESSICA MARQUES

O uso de carros elétricos no mundo pode diminuir 8,4 milhões de barris de petróleo em consumo por dia por dia até 2035. A estimativa é feita por uma ferramenta lançada pelo portal Carbon Tracker, que foi criada com o objetivo de mostrar a influência de novas formas de mobilidade no mercado e no meio ambiente.

Para calcular, você deve acessar a ferramenta em www.carbontracker.org/ev-oil-demand-displacement-tool/. Em seguida, basta escolher entre quatro cenários diferentes. É possível estimar um mercado de veículos elétricos maior ou menor, comparar a eficiência dos carros e ver o número de quilômetros rodados por ano, em média, com cada tipo de meio de transporte.

ferramenta

Com a ferramenta, é possível avaliar combinações para estimar cenários. Foto: Reprodução.

Em um cenário intermediário, a estimativa é de que, com 20 milhões de carros elétricos no mundo até 2035, a diminuição será de 8,4 milhões de barris de petróleo por dia.

Os números podem ser ainda melhores se o uso de veículos elétricos for aliado a políticas públicas. A proibição de veículos de passeio a diesel, por exemplo, contribui para a redução do consumo de petróleo.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Wilson disse:

    Pergunta:
    1º Veículos ( autos ) elétricos qual seria o tempo da vida útil da bateria?
    2º Qual seria o preço da Bateria?
    3º Teria impacto sobre o preço do kh / hora?
    4º IPVA ? teria incentivos ?
    5 º O fabricante teria qual responsabilidade sobre o descarte final das bateria usadas?
    Somente duvidas

Deixe uma resposta