Prefeitura de Uberaba reorganiza trânsito para dar início aos novos corredores BRT

Foto: Edden Brito

Prefeitura quer aproveitar período de férias para facilitar ajustes e habituar os passageiros com os novos horários

ALEXANDRE PELEGI

Os dois corredores do BRT de Uberaba devem começar a operar ainda neste mês de julho, segundo informações da Prefeitura da cidade mineira. Isso apesar de os contratos terem sido novamente prorrogados para dezembro deste ano.

Para tanto, a Prefeitura começou nesta sexta-feira, dia 13 de julho, a campanha informativa sobre mudanças de trânsito que ocorrerão com a entrada em funcionamento dos novos eixos do BRT.

Os eixos Sudeste e Sudoeste aguardam apenas a conclusão do projeto operacional das novas linhas e a organização do sistema integrado.

Uma equipe da prefeitura ficou na avenida Guilherme Ferreira para instruir os motoristas sobre a proibição de conversões à esquerda na via, o que passará a valer a partir da próxima semana.

A operação dos ônibus nos novos corredores BRT começará após finalizadada a adequação no sistema viário.

Folhetos serão distribuídos para orientar os motoristas sobre as mudanças, como o fim da conversão à esquerda, as alternativas de retornos no percurso e o funcionamento do sistema semafórico nas ruas que receberão os novos corredores.

A primeira intervenção será no cruzamento entre a avenida Guilherme Ferreira e a rua José de Alencar, quando a partir de segunda-feira, dia 16 de julho, já estará proibida a conversão à esquerda. O semáforo passará a ter dois tempos neste trecho.

Nos dias 19, 20 e 21 de julho a equipe de conscientização fará a orientação dos motoristas no entroncamento das avenidas Nelson Freire e Abílio Borges de Araújo. No local também será ser proibida a conversão à esquerda, que passará a valer a partir do dia 23.

O mesmo procedimento será feito no cruzamento entre a Abílio Borges e a avenida Orlando Rodrigues da Cunha, bem como no entroncamento da Orlando Rodrigues da Cunha e a rua Manoel de Melo Rezende, trechos que passarão a proibir a conversão à esquerda a partir do dia 26 de julho.

Somente após a reorganização do trânsito a Prefeitura passará a informar os usuários sobre o Vetor Gameleira, com ampla divulgação sobre as linhas e suas alterações, esclarecimentos sobre uso dos terminais, estações, integração e horários de cada linha.

Por fim, os ônibus passarão a rodar nos corredores quando serão feitos os ajustes finais.

Não haverá alteração dos pontos existentes nos bairros. Mudança serão feitas apenas nas avenidas, com as novas estações do BRT.

Todos os ônibus que vão operar nos novos corredores dos eixos Sudeste e Sudoeste já estão na cidade. Na semana passada o secretário municipal de Obras da prefeitura disse ao Jornal da Manhã que a intenção de começar a rodar no período de férias é para facilitar os ajustes que serão necessários no sistema e para as pessoas habituarem com os novos horários.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: