Mercedes-Benz lança sistema de segurança para ônibus rodoviários
Publicado em: 13 de julho de 2018
Veículos O 500 RS e RSD ganham piloto automático adaptativo
JESSICA MARQUES / ADAMO BAZANI
A Mercedes-Benz apresentou nesta sexta-feira, 13 de julho de 2018, um novo sistema de segurança para ônibus rodoviários. Agora, os veículos O 500 RS e RSD contam com piloto automático adaptativo, que acelera e freia sem a ação do motorista e mantém uma distância segura do veículo à frente.
O Diário do Transporte acompanhou a demonstração da operação do sistema. O ACC (Adaptive Cruise Control – piloto automático adaptativo) funciona acima de 15 km/h. Abaixo dessa velocidade, o motorista é quem deve assumir total controle do ônibus, uma vez que a tecnologia para trânsito intenso e tráfego urbano ainda está sendo desenvolvida.
Mesmo quando o ACC estiver ativado, o motorista continua com autonomia para acelerar ou frear. Caso queira pressionar os pedais, o sistema é desabilitado automaticamente e o controle do veículo volta para o condutor.
Quando habilitado, o piloto automático adaptativo mantém uma distância segura do veículo que está na frente do ônibus, que é programada em segundos. Desta forma, o risco de acidentes é reduzido, pois o motorista pode manter maior foco na direção, conforme explicou pelo diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa.
“O ACC e o AEBS em conjunto, incluindo o leitor de faixa, varia de 3% a 8% no valor do veículo, porque o custo do sistema é basicamente igual para sistemas diferentes de carros. Pode ser instalado em um RS, que é um 4×2, e em um 6×2, seja ele 360 cv ou 408 cv, por isso a variação do preço em relação ao veículo” – disse.
Na visão do diretor, o investimento na introdução do ACC nos ônibus rodoviários representa um grande passo rumo aos ônibus autônomos no país.
Outra função do sistema é que o ônibus pode trafegar em uma velocidade constante programada pelo motorista. Desta forma, é possível evitar trafegar além do limite permitido de forma automática e o motorista pode se preocupar exclusivamente com o trânsito. Apesar do recurso, o sistema não faz a leitura de placas que indicam limites das vias.
Conheça o sistema:
LINHA O 500
Além do novo sistema, a Mercedes também divulgou 14 itens tecnológicos de segurança que passam a integrar a linha O 500. Com isso, a eficiência do piloto automático adaptativo é ainda maior.
O AEBS (Advanced Emergency Braking System – sistema de frenagem de emergência) une-se ao ACC para evitar colisões frontais. Conforme explicado por Walter Barbosa, o recurso tem três etapas de funcionamento: alerta sonoro e visual, frenagem parcial e frenagem total.
Outro recurso de segurança apresentado foi o LDWS (Lane Departure Warning System – sistema de aviso de faixa), que informa quando o condutor muda de faixa sem acionar a seta. O alerta pode ser sonoro ou por vibração do banco.
“O ACC vai trabalhar em conjunto com o AEBS, que é o sistema de frenagem emergencial. Toda vez que houver uma parada abrupta por um veículo da frente, o ACC vai reduzir essa velocidade e o AEBS vai fazer a paragem total do veículo, com a intenção de reduzir o risco de acidente” – explicou Walter Barbosa.
Durante a apresentação, também foram citados outros itens de segurança para a linha O 500. São eles:
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
• Retarder – sistema auxiliar de freio;
• Top-Brake – freio-motor auxiliar;
• Suspensão com sistema anti-tombamento;
• ABS – sistema anti-travamento;
• ASR – sistema de controle de tração;
• EBS – sistema eletrônico de freios;
• ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente;
• ESP – controle eletrônico de estabilidade;
• Eixo ERA direcional: maior estabilidade;
• Freio a disco.
Walter Barbosa afirmou que a empresa de transportes Águia Branca já encomendou veículos O500 RSD 6×2 (três eixos) com todas as tecnologias de segurança apresentadas. Outras empresas também demonstraram interesse em adquirir a tecnologia.
Durante a apresentação, a Mercedes também mostrou o Pacote “Fuel Efficiency” para os ônibus rodoviários O 500 RS, RSD e RSDD. As soluções garantem uma economia de 2% a 8% no consumo de combustível.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
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