EMTU divulga resultado de concorrência para gerenciamento das obras do Corredor Metropolitano Itapevi-Osasco

ônibus Ônibus em Itapevi. Ligação entre municípios deve ser mais rápida com corredor de ônibus Foto: José Orestes

Empresa prestará serviços de engenharia no gerenciamento, supervisão, fiscalização e gestão ambiental nas obras do lote 4, no trecho entre Carapicuíba-Osasco

ALEXANDRE PELEGI

A EMTU– Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 13 de julho, o resultado da Concorrência nº 011/2017.

EMTU_Publica_DOE_13julO certame escolhe a empresa que prestará serviços técnicos de engenharia de apoio ao gerenciamento, supervisão, fiscalização e gestão ambiental para a continuidade das obras e serviços na implantação do Corredor Metropolitano Itapevi – Osasco, contemplado no trecho entre Carapicuíba à Osasco, no denominado Lote 04.

Após análise das planilhas apresentadas pelos concorrentes, a Comissão Especial de Julgamento de Licitações decidiu classificar as licitantes por ordem de notas:

1º) CONSÓRCIO PENTÁGONO – TCRE com a “Nota de Preços (NP)” de 98,79 pts. e com a “Nota Final (NF)” de 96,14 pts.;

2º) CONSÓRCIO SGS ENGER – C3 – 011 com a NP de 94,97 pts. e com a NF de 94,99 pts.;

3º) CONSÓRCIO JLC (JHE/LBR/CRA) com a NP de 94,97 pts. e com a NF de 94,99 pts.;

4º) CONSÓRCIO PPA (Planservi/Planal/ATP) com a NP de 94,06 pts. e com a NF de 92,97 pts.;

5º) CONSÓRCIO SGE – L4, Sondotécnica/Geribello/ECR com a NP de 96,16 pts. e com a NF de 92,90 pts.;

6º) CONSÓRCIO BV – MFA3 (Bureau Veritas/MFA3), com a NP de 100,00 pts. e com a NF de 88,10 pts.;

7º) CONSÓRCIO GERENCIADOR CARAPICUÍBA – OSASCO (Egis/Ambiente Brasil) com a NP de 84,57 pts. e com a NF de 87,67 pts.;

8º) L.A. FALCÃO BAUER LTDA., com a NP de 92,94 pts. e com a NF de 85,98 pts.;

9º) CONSÓRCIO SUPERVISOR CORREDOR ITAPEVI – OSASCO (Projel/Urbaniza) com a NP de 90,86 pts. e com a NF de 84,38 pts.; e

10º) CONSÓRCIO CE – CORREDOR ITAPEVI – OSASCO (Concremat/ Encibra) NP de 87,20 pts. e com a NF de 84,26 pts.;

A Comissão abriu prazo de 5 dias úteis, a contar da publicação, para a interposição de eventuais recursos.

O valor estimado pela EMTU/SP para a prestação dos serviços objeto da contratação é de R$ 4.327.465,18, data base abril/2017.

O prazo de vigência do contrato será de 21 meses contados a partir da data de sua assinatura e o de execução dos serviços será de 18 meses, contados a partir da data da Ordem de Início, expedida pela Diretoria da Presidência da EMTU/SP, podendo ser prorrogado, mediante a emissão de Termo Aditivo, nas hipóteses legais.

FRANÇA AUTORIZOU RETOMADA DAS OBRAS EM JUNHO

As obras do Lote 04 do Corredor Itapevi-Osasco da EMTU serão retomadas conforme autorização do governador de São Paulo, Márcio França, anunciada no dia 10 de junho de 2018.

Segundo informações do Governo do Estado, o serviço custará R$ 45,2 milhões e está previsto para ser concluído em 18 meses.

“Com 2,2 km de extensão, o novo trecho do corredor Itapevi-Osasco terá duas estações de embarque e desembarque, um terminal de ônibus e dois viadutos. Os novos equipamentos trarão mais eficiência, qualidade e segurança ao transporte coletivo na Grande São Paulo, além de redução no tempo gasto pelos usuários durante os deslocamentos” – informou o Governo do Estado, em nota expedida em junho de 2018.

O corredor Itapevi-São Paulo foi anunciado em 2010 e deveria ser entregue, com todos os trechos prontos, em 2014.

O traçado do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo, de 23,6 km, começa junto à Estação Itapevi, da CPTM, passando por Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo, onde futuramente será integrado com os ônibus municipais de São Paulo no Terminal Amador Bueno (Vila Yara). O projeto foi dividido nos seguintes trechos: Trecho Itapevi – Jandira (5 km) – Inclui a construção da Estação de Transferência Itapevi, sete estações de embarque e desembarque, viaduto sobre a Rua Ameríndia e passarela sobre a via férrea

Quando estiver totalmente pronto, o corredor deve atender a cerca de 100 mil passageiros por dia.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

2 comentários em EMTU divulga resultado de concorrência para gerenciamento das obras do Corredor Metropolitano Itapevi-Osasco

  1. Para quem está curioso, a situação atual:

    – Itapevi Jandira: trecho pronto entre as duas cidades. Estações prontas (e infelizmente vandalizadas). Estação de transferência Itapevi foi recentemente reformada levemente.

    Atualmente encontra-se em operação as linhas:

    * 420 DV1 (variação da linha Terminal Cotia – Vila Yara, usando o Corredor ao invés do traçado antigo, por dentro dos bairros). APENAS TRÊS HORÁRIOS EM OPERAÇÃO Para cada período.

    *833 (Itapevi – Tamboré) – Maior número de horários, mas ainda pouco.

    O trecho em questão tem baixa operação de ônibus e não possuí faixa exclusiva.

    – Jandira Barueri: trecho com partes prontas, estações com infraestrutura pronta em alguns lugares. Apenas ausentando-se a Estação de Transferência Barueri (com projeto iniciado e feito base, porém paralisado).

    Grande parte das linhas antigas operam neste trecho e de lá até KM21 e/ou Vila Yara. Possuí faixa exclusiva, porém inoperante (tal como as estações).

    – Barueri KM21: Estações intermediárias prontas e faixa de ônibus exclusiva também, faltando detalhes.

    Estação de transferência Carapicuíba em construção (fora paralisada, mas voltou a algum tempo, porém em ritmo lento).

    Problemas com a não operação de ônibus resultam em uso das Estações intermediárias por moradores de rua.

    Terminal KM21 (Luiz Bortolosso) plenamente funcional.

    – KM21 Vila Yara: nenhuma construção de estação e/ou faixa exclusiva.

    Terminal Vila Yara em processo de reconstrução/ampliação, sendo que:

    – A arborizada praça localizada a leste fora removida completamente

    – Está sendo rebaixada parte da área onde era a praça (provável extensão do terminal)

    – Parte dos ônibus que operam lá estão parando em outros pontos.

    – Ônibus da cidade de São Paulo estão parando na avenida lideira ao Shopping Continental.

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