Prefeitura de Santos amplia iluminação de corredores de ônibus com luminárias de LED

Assim como Santos (SP), a prefeitura de Maceió (AL) adotou a iluminação de LED em paradas de ônibus e corredores de transporte

Ação, que agora abrange corredores de ônibus da zona Noroeste da cidade, integra 2ª etapa do projeto de iluminação publica da cidade litorânea

ALEXANDRE PELEGI

Já é conhecido o impacto no meio ambiente provocado pela iluminação pública. Mas outros problemas também frequentam a cabeça de prefeitos de muitas cidades brasileiras: a questão da segurança.

As lâmpadas de Led vêm conquistando muitos gestores, somando facilidade da manutenção, economia de energia a ruas mais iluminadas durante a noite.

Em Santos, cidade do litoral sul paulista, a prefeitura vem substituindo a iluminação em corredores de ônibus. Até setembro deste ano bairros como Bom Retiro, Saboó, Vila Haddad e Chico de Paula serão contemplados com a modernização da iluminação nos corredores de ônibus da Zona Noroeste.

Esta já é a 2ª etapa do projeto de iluminação pública, que promove um conjunto de melhorias para o sistema viário dentro das obras do “Programa Nova Entrada de Santos”. Esta etapa começou em março de 2018.

A Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre a Rua Júlia Ferreira de Carvalho e Avenida Martins Fontes, já recebeu 71 luminárias de LED, e a região, até setembro, receberá a instalação de mais 236 luminárias.

De acordo com a prefeitura as vias atendidas nesta fase são: Itanhaém, Maria Mercedes Féa, São Sebastião, Vereador Paulo Ferreira de Lima, Dr. Washington de Almeida, Engenheiro Paulo Filgueiras Júnior, Dr. Alderico Monteiro Soares, Joaquim Teixeira de Carvalho, Comendador Luís Gaiafa, Pastor Francisco G. da Silva, Júlia Ferreira de Carvalho e Zelnor Paiva Magalhães.

A eficiência da iluminação em Led está na durabilidade (até 10 anos), quase o dobro de vida útil das luminárias a vapor sódio (amarela). A economia calculada na conta de energia está na faixa de 40% a 60% do consumo mensal, o que reduz e muito os gastos com manutenção.

MACEIÓ

Assim como Santos, a Prefeitura de Maceió investiu na iluminação em locais onde existem paradas de ônibus e terminais e corredores de transporte coletivo na capital alagoana. Por meio do Ilumina Maceió, vias e praças de grande movimentação no trânsito passaram a ter luminárias de LED.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: