Trem da CPTM para aeroporto de Guarulhos tem baixa adesão

Foto: Adamo Bazani

Linha que começo a operar comercialmente há um mês carrega 7.147 usuários por dia, o mesmo que o serviço de ônibus já oferecido pela EMTU

ALEXANDRE PELEGI

A Linha 13-Jade da CPTM, a chamada linha do Aeroporto de Guarulhos, entregue no dia 31 de março e que opera comercialmente desde junho, não atingiu a capacidade esperada pelo governo de São Paulo.

A demanda até aqui tem sido quase a mesma que a dos ônibus intermunicipais da EMTU, que já faziam a ligação da cidade de São Paulo ao aeroporto internacional.

A informação foi publicada hoje pelo jornal Folha de SP, em matéria assinada por Mariana Zylberkan.

A expectativa do governo paulista, anunciada na inauguração da Linha, é que a ligação por trem até Guarulhos crescerá gradativamente até alcançar 120 mil usuários por dia, o que representa quase 17 vezes o carregamento atual.

Prometida para ser concluída antes da Copa do Mundo de 2014, a linha até o aeroporto de Guarulhos tem 12,2 quilômetros de extensão e custou em torno de R$ 2,3 bilhões. O trecho liga a estação Engenheiro Goulart, na zona Leste, que permite conexão com a Linha 12 Safira (Brás/São Paulo – Calmon Viana/Poá) e a estação Aeroporto, em Guarulhos.

No fim de junho a CPTM diminui o intervalo entre as composições de 30 minutos para 20 minutos nos horários de pico. Esse é um dos motivos que levam o governo paulista a apostar num aumento da procura pelo serviço.

No entanto, uma das explicações pela baixa procura está na não concretização do projeto original. O trem deveria chegar bem perto do Aeroporto, o que não ocorre por falta de entendimento entre governo do Estado, GRU Airport e estabelecimentos comerciais. Isso obriga os passageiros a seguir viagem de ônibus gratuitos da estação Aeroporto, que não é tão aeroporto assim.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/03/31/alckmin-inaugura-linha-13-jade/

Para o Terminal 1, os passageiros devem utilizar uma passarela de 450 metros sobre a Avenida Helio Schmidt. Já os passageiros que precisam utilizar os terminais 2 (voos domésticos da Latam, Gol e Avianca, entre outras) e 3 (Air France, American Airlines, Emirates, voos internacionais da Latam, Iberia e Qatar, etc) têm de seguir em ônibus sem cobrança de tarifa fornecidos pela concessionária do Aeroporto, GRU Airport. O Terminal 2 fica a 1,5 km da Estação e o Terminal 3 fica 2,5 km distante.

Outros serviços derivados na linha 13-Jade foram prometidos para a metade do ano, segundo a CPTM, mas os prazos não foram cumpridos. É o caso do serviço Connect, trem que ligará a estação Brás à estação Aeroporto-Guarulhos sem necessidade de baldeação, num tempo estimado em 35 minutos. Previsto para começar em julho, a nova estimativa aponta para o mês de agosto. O governo do estado justifica o atraso por problemas na licitação.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Gilvan disse:

    Só acho bem melhor pagar 4 reais no trem e ir pra onde quiser do que pagar uma facada no Emtu e nao ter transferência..

    1. Ricardo disse:

      Achei horrível esta obra… alguém deve ter roubado muito aí…. esperava um vlt, bem mais propício.. mas quem disse que eles fazem o que precisa… fazem o que dá para roubar mais.

  2. Marcos disse:

    Acho que deveria tem priorizado o transporte para regioes onde mais precisa onde a populacao e carente…..quem anda de aviao geralmente tem cara…tai mais uma obra eleitoral cujo objetivo mostrar para a classe media obras eleitoreiras!!!

  3. julio cesar disse:

    Saudações posso dizer que esse trem melhorou muito minha caminhada até São Paulo muito mais rápido o grande problema é chegar na estação Engenheiro Goulart e tem que pegar outro trem até o Brás e outro ate Luz, isso aqui está sendo o grande problema, tem vez que vem muito cheio, e os passageiros de Guarulhos, tem que esperar um outro para embarcar, isso dificulta a nossa mobilidade, e o tempo de espera (20 e 30 minutos), mas ajuda bastante em questão de preço 4 reais contra 8,65 … Vamos esperar o connection ou expresso, espero logo … pois até momento não cumpriram o que disseram …

  4. julio cesar disse:

    Guarulhos também é um lugar muito carente, que precisa de transporte mais barato e mais rápido, mesmo os ônibus daqui para São Paulo, são muito caros, então o trem ajudou e ajuda muito pelo valor e rapidez que é. Eu acredito que pode melhor, questão de tempo de espera e baldeações …

  5. Natan Soares disse:

    Essa linha poderia terminar ou passar por dentro do aeroporto e seguir para outros bairros de Guarulhos, mas isso tiraria passageiros do filé que é o serviço prestado pela serveng, grande membro da quadrilha das estradas chefiada pelo Malckmin. Provavelmente vão prolongar essa linha futuramente, claro que o remendo sempre sai mas caro que o soneto, levando junto o gordo rabo da corrupção.

  6. lucas disse:

    eu uso o onibus do tatuape, eh mais comodo e rapido, ja para na porta do term 2 e 3.

  7. Marcos Rocha disse:

    É uma pouca vergonha o governo do estado de São Paulo, não ter pulso firme para que esse trem chegue ate ao aeroporto, e falando da EMTU péssima para administrar o transporte, muito precário e caro na região de Guarulhos, sem falar nas demais regiões, eu vejo nessas companhias que administra o transporte público uma vergonha para o nosso Estado que é tão rico, uma vergonha CPTM E EMTU!

  8. Daniela disse:

    Pois não achei que resolveu muita coisa…os trens da linha 12 Safira já eram cheios antes dessa linha 13 agora andam mega lotados acho que com o dinheiro que foi investido poderiam ter melhorado as linhas já existentes,Pois as pessoas que dependem da CPTM passam uma humilhação todos os dias com a super lotação

  9. Marcelo Marson disse:

    Tanto para quem for ao terminal 2 quanto para quem for ao terminal 1, terá de usar ônibus gratuito.

  10. Marcos Frizanco disse:

    Analisando a Obra como morador de Guarulhos, acredito que para melhorar o transporte público esse trem deveria ser interligado a zona Norte(Tucuruvi) e não necessáriamente a zona Leste, sabemos que a Zona Leste é a Maior em População da cidade de São Paulo. Super Lotar a Linha 12 consequentemente a Vermelha Também é burrice!

    Para atender a população acredito que deveria ter interligado o aeroporto a Zona Norte, fazendo assim ligação com a Linha Azul que corta São Paulo de Ponta a Ponta(Norte/Sul).

    Com estações em pontos estratégicos como Bom Clima/Centro/Gopouva/Vila Galvão e afins.

    Seria mais Útil do que 12km de Trem. Que custou 2Bilhões e lá vai cacetada. E uma Obra Faraônica aquela ponte estaiada em curva…para levar 7mil passageiros por dia.(coisa que eu duvido muito pois vive vazio os terminais.)

    Mais o que interessa é ser grande, Faraônica pra gringo ver, e dizer que fez. Depois de 20 anos esperando o metrô, me chega um trem desses…(no popular mesmo).

    É de cair o queixo da cara pra não dizer outra coisa…

  11. Leia accorsi disse:

    Primeiro lugar excesso de baldeacao pra chegar a estação engenheiro Goulart,falta de informação (funcionários do metrô me disseram que não sabiam se já estava funcionando), e chegando ao aeroporto ainda tem que pegar outro oniôni até o destino de embarque,pra quem está com bagagem é uma dor de cabeça!

  12. Dbarchila disse:

    O amigo falou tudo, Malckimim, nada na saúde ( e olha que ele eh médico), nada na educação e nada no transporte e mais nada… #peloamordeusnaovotenoalckimim
    Assinado: funcionariado estado há 20 anos sem aumento de salário digno, meu salário eh 3x menor q a prestação do meu curso nas faculdades….

  13. CHARLES CAVALCANTI disse:

    Vou continuar utilizando o ônibus no Tatuapé enquanto isso aí não melhora !

  14. CHARLES CAVALCANTI disse:

    Para mim não teve muito efeito assim!

  15. Ismael Andrade disse:

    Gostei, mas precisa melhorar muito, uma cidade como São Paulo tem quer transporte Ferroviário dentro dos aeroportos, e não apenas do lado, essa obra já chegou atrasada e incompleta, essa linha tem que atender os três terminais do aeroporto e continuar para outras regiões da Cidade de Guarulhos.

  16. antonio nobre disse:

    mais de 2 bilhoes de Reais por 12 km? INACREDITAVEL. Os chineses construiram uma mega ponte sobre o mar com 42 km de extensão por valor um pouco maior. COMO se rouba no Brasil… TRISTE

  17. Marcio disse:

    Prefiro usar uber, táxi ou pegar o ônibus que sai do metrô tatuapé, pois já deixam na porta do terminal.
    Um partido que está há bastante tempo no poder é assim, não tem compromisso com a população e faz uma estação longe do aeroporto, em cidades desenvolvidas, tem estações de trem/metrô dentro dos aeroportos, ou do lado.
    #psdbnuncamais

  18. Eduardo Nicol disse:

    Quem projetou isso ai nunca deve ter saído do Brasil para ver que a integração entre os aeroportos e os demais meios de transporte em qualquer parte (desenvolvida) do mundo é total e integral. Quando é necessário pegar ônibus entre terminais ou algo assim, este é preparado para receber passageiros com MALAS. Desnecessário deixar a estação distante 2km dos terminais.

  19. Jéssica disse:

    Acredito que um dos principais motivos pela baixa adesão pelo trem de Guarulhos é a distância dos bairros para a estação e a falta de transporte para chegar na estação, eu por ex. moro no jd. Presidente Dutra, levamos muito tempo para chegar no centro de Guarulhos porque só temos ônibus que passam por outros bairros e somos obrigados a passar por eles, não temos ônibus direto do presidente dutra para o centro. Nesse caso o trajeto que deveria durar cerca de 40 minutos muitas vezes por causa da demora dos ônibus, e a superlotação levamos até 1h e 30 min, isso se não pegarmos trânsito no caminho.

    Agora constroem a linha de trem e onde estão as linhas de ônibus que dão acesso a todos os moradores de Guarulhos para a estação de trem? Somos obrigados a pegar 2 ônibus e acima de tudo como é o meu caso, mesmo morando na Av. principal do bairro que dá acesso rápido a Monteiro Lobato e Cecap, tenho que dar voltas em outros bairros até chegar ao meu destino, ou seja, demoro cerca de 1h até chegar a estação do Cecap.

    Outro ponto importante é a linha Calmon Viana é muito cheia e muito demorada, uma linha de trem que precisa de melhorias, para nós de Guarulhos a maior vantagem é conseguir chegar diretamente pela linha 13 Jade até a estação da luz ou alguma estação da linha azul o que facilita muito para as pessoas que trabalham em sp.

  20. Cristina Rodrigues disse:

    Péssimooooooo!!!!!!!!!. Esse trem de Guarulhos de nada serve para a população que mora nos bairros de Guarulhos , uma grande obra mal feita , moradores do Inocoop , Presidente Dutra e demais deveriam ter um onibus ou lotação que levasse direto para a linha de trem, mas infelizmente Governo,Prefeito, Deputados, Senadores e Vereadores jamais, nuncaaa irão se preocupar com a população mais carente.

Deixe uma resposta para lucasCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading