Relator acelera e MP do Frete pode ser votada nesta terça-feira, 10

Foto: Adamo Bazani

Deputado Osmar Terra garante que MP 832 já tem os votos necessários para ser aprovada pelo plenário da Câmara

ALEXANDRE PELEGI

Se depender do deputado gaúcho Osmar Terra, relator a Medida Provisória (MP) 832 pode ser votada hoje, dia 10 de julho de 2018.

A MP do Frete, como ficou conhecida, já tem os votos necessários para ser aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados, segundo o relator.

O estabelecimento de pisos mínimos para o serviço de frete está contemplado no parecer do relator Osmar Terra, o que atende assim à principal reivindicação dos caminhoneiros.

Sem especificar valores, o parecer define somente que os fretes eles serão calculados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No cálculo, a ANTT deverá se utilizar de dados como o tipo da carga, distância, preço do diesel e custos de pedágio.

A tabela atualmente em vigor desagrada ao agronegócio e é vista como um exagero até pelos caminhoneiros. Editada em 30 de maio ela impõe aumentos de custos de 30% a 50% para o segmento agrícola, além de impactar negativamente atividades industriais que envolvem produtos de baixo valor.

Depois de aprovado na Câmara, o texto da MP do Frete segue para o Senado. Após aprovada nas duas casas, a Medida se torna lei.

O período pré-eleitoral é mais um motivo da pressa tanto do agronegócio, quanto dos próprios caminhoneiros. Esta é a última semana de trabalho do Congresso antes do recesso parlamentar.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: