Linha 10-Turquesa recebe exposição sobre história da ferrovia

Mostra vai até 20 de julho na Estação Tamanduateí, em São Paulo. Foto: Adamo Bazani

Iniciativa é uma homenagem à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que completa 150 anos

JESSICA MARQUES

A Linha-10 Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está com uma exposição sobre a história da ferrovia. A mostra vai até 20 de julho na Estação Tamanduateí, em São Paulo.

A exposição é uma homenagem à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que completa 150 anos. A história da Companhia será retratada em oito painéis fotográficos de 1,20 m X 0,85 m de extensão.

Segundo informações da CPTM, “grande parte do desenvolvimento do Estado de São Paulo coube a essas estradas, que foram fundamentais para o escoamento da produção agrícola do interior para os portos”.

“A empresa, também denominada Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, ficou conhecida pelo seu alto padrão de qualidade no atendimento ao público e, sobretudo, à sua pontualidade. Na época, dizia-se que as pessoas acertavam os ponteiros dos relógios com a chegada dos trens” — informou a CPTM, em nota.

A exposição é promovida pela ONG Amigos do Museu Ferroviário Paulista, que tem como objetivo a preservação das ferrovias e dos trens antigos e aposentados.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta