Cachoeiro do Itapemirim implanta faixa exclusiva para ônibus

Foto: prefeitura de Cachoeiro (ES)

Cidade do interior do Espirito Santo prevê implantar novas faixas prioritárias no segundo semestre de 2018

ALEXANDRE PELEGI

Cachoeiro do Itapemirim, no sul do estado do Espírito Santo, inaugurou uma faixa exclusiva para ônibus nesta quarta-feira, dia 4 de julho de 2018. A cidade já conta há alguns anos com as faixas ou corredores prioritários para o transporte coletivo, a novidade é que agora passa a ter seu primeiro corredor exclusivo.

A novidade está localizada na rua Bernardo Horta, uma das mais movimentadas da cidade.

O trecho já possuía sinalização para área prioritária destinada aos ônibus, e passou por uma adaptação, destinando exclusividade para a circulação dos coletivos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) informa que a medida, já adotada em grandes cidades brasileiras, está prevista no Plano Municipal de Mobilidade.

O novo corredor recebeu uma estreita faixa azul sinalizando a restrição para a circulação de outros veículos. Há trechos que sinalizando área de cruzamento (marca branca quadriculada), o que é inédito no trânsito municipal.

A prefeitura está realizando testes no trânsito nas imediações do local da faixa, antes de anunciar novidades para a região. A intenção, segundo a Semdurb, é melhorar a eficiência e a qualidade do transporte público, segundo exige a Lei Federal de Mobilidade Urbana.

A prefeitura prevê instalar outras faixas para ônibus, prioritárias, no segundo semestre deste ano.

A partir da implantação do corredor, a fiscalização do corredor vai definir como infração grave os veículos que trafegarem fora da área quadriculada, com a perda cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta