Florianópolis lança campanha ‘Boas atitudes são coletivas’ para promover a gentileza nos ônibus

Promovida pela Consórcio Fênix, campanha foca na mobilidade urbana e no uso de boas práticas, como ceder a vez no embarque e desembarque

ALEXANDRE PELEGI  

Uma campanha promovida pelo Consórcio Fênix, concessionária dos transportes coletivos em Florianópolis, começa a circular na capital catarinense nesta semana.

Sob o título ‘boas atitudes são coletivas!’, a campanha visa estimular a prática de gentilezas no uso do transporte coletivo.

Na fase inicial serão afixados cartazes nos terminais de integração da cidade e busdoors serão aplicados nos ônibus que fazem as linhas municipais.

O usuário dos ônibus é convidado a utilizar o transporte coletivo, focar na mobilidade urbana e lançar mão de boas práticas, como ceder a vez no embarque e desembarque. Outra ação positiva refere-se a respeitar o assento para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Oferecer-se para segurar objetos de quem estiver em pé, sinalizar com antecedência quando o passageiro estiver no ponto de parada (para que o motorista possa frear com segurança) e informar pela campainha que pretende descer no próximo ponto em tempo hábil, são outras atitudes estimuladas pela campanha promovida pelo Consórcio Fênix.

Outras ações estimuladas pela campanha:

– o passageiro deve levar moedas para pagar a tarifa ou trocar nas catracas e bilheterias;

– crianças menores de cinco anos não pagam pelo uso do ônibus, mas devem permanecer no colo do responsável;

– utilizar o fone de ouvido para promover o bom convívio a bordo.

O Consórcio Fênix, além da campanha, realiza treinamentos com seus colaboradores.

CONSÓRCIO FÊNIX

O Consórcio Fênix opera com aproximadamente 450 veículos no transporte convencional e 80 no Executivo, que cumprem oito mil partidas por dia útil em 186 linhas.

Mensalmente são transportados mais de 5,4 milhões de passageiros e percorridos 3,2 milhões de quilômetros (dados de janeiro/2016).

Para o desenvolvimento de toda essa operação, são 2,1 mil funcionários envolvidos diretamente na operação, além de outras centenas de trabalhadores nas garagens, na manutenção e no administrativo das empresas, totalizando cerca de 2.750 pessoas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: