Projeto de Mobilidade Urbana entre Turim e o ABC Paulista ganha reforço de deputado italiano

Arquiteto e urbanista por formação e mestre em habitação, teve diversas experiências profissionais antes de se tornar parlamentar na Itália. Foto: Divulgação.

Fausto Longo, eleito em março pela comunidade italiana da América do Sul, visitou a região

JESSICA MARQUES

O projeto de Mobilidade Urbana entre Turim, na Itália, e o ABC Paulista, ganhou reforço do deputado italiano Fausto Longo. O político foi eleito em março pela comunidade italiana da América do Sul e já visitou a região, comprometendo-se a apoiar o projeto realizando articulações entre os países.

A parceria entre a região do ABC Paulista e Turim tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de um projeto de mobilidade urbana baseado em sistemas inteligentes de semáforo, para tentar minimizar os gargalos no trânsito.

Fausto Longo foi eleito deputado na Itália em março, pela comunidade italiana que vive na América do Sul. Arquiteto e urbanista por formação e mestre em habitação, teve diversas experiências profissionais antes de se tornar parlamentar na Itália.

Longo também atuou nos setores de arquitetura, planejamento urbano, engenharia e construção. A intermediação política do deputado junto a Turim pode dar força para que a verba seja efetivamente direcionada para a região.

O deputado foi recebido pelo secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Tunico Vieira. “Já realizamos dois encontros entre as comitivas – brasileira e italiana – a fim de viabilizar esse projeto que visa discutir soluções em mobilidade urbana, como a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) no Grande ABC” – explicou.

Os encontros entre as comitivas foram realizados por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), patrocinado pela União Europeia.

Em março de 2018, o Governo Federal autorizou o repasse de R$ 4,7 milhões do Ministério das Cidades para o projeto executivo do CCO, que será apresentado à União Europeia em outubro. O projeto executivo quer garantir recursos do bloco europeu para implementá-lo.

Relembre: Após visita da delegação de Turim, Consórcio pretende criar centro de controle de tráfego no ABC

VISITAS TÉCNICAS NA REGIÃO

Turim 3

Em fevereiro de 2018, as autoridades de Turim conheceram os diversos modais de transporte existentes no ABC, inclusive o sistema de transporte feito com ônibus elétrico na região.

Os italianos visitaram a garagem da Metra, que opera no Corredor ABD. Também conheceram o centro de monitoramento da empresa, em São Bernardo, e o Terminal Santo André Oeste, que fica no centro da cidade. Além disso, o grupo andou em um dos trólebus para se locomover entre os locais visitados.

Diário do Transporte acompanhou a visita. Confira:

Delegação internacional gosta de ônibus elétrico, mas critica falta de integração nos transportes metropolitanos da Grande São Paulo

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta