Prefeitura de Macaé coloca máquinas de recarga de crédito para passagem de ônibus dentro de escolas

Anteriormente, o processo era feito nos coletivos e a mudança foi realizada para evitar que os alunos deixem de ir à aula. Foto: Divulgação.

Ao todo, 58 validadores foram instalados para que possam ser utilizados diariamente

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Macaé, no Rio de Janeiro, colocou máquinas de recarga de crédito de cartões para passagem de ônibus dentro de escolas municipais. Ao todo, 58 validadores foram instalados para que possam ser utilizados diariamente.

A utilização do cartão é permitida duas vezes ao dia, para ida e volta da escola. A Prefeitura informou, por meio de nota, que “os diretores das escolas municipais foram devidamente informados sobre a mudança para orientarem os alunos”.

Desde o dia 11 de junho a recarga do passe está passando por ajustes e a medida foi adotada. Anteriormente, o processo era feito nos coletivos e a mudança foi realizada para evitar que os alunos deixem de ir à aula.

“A recarga apenas nas escolas vai assegurar a permanência dos alunos nas unidades de ensino e contribuir para a redução da evasão escolar. Com o Passe Escolar, os estudantes usarão o cartão para ida e volta exclusivamente aos espaços escolares e não a outros locais” — explicou o coordenador de Transporte da Secretaria de Educação, Cristiano Amado.

O Passe Escolar é um benefício para alunos a partir de seis anos, que estudam nas modalidades de Ensino Fundamental (1º e 2º segmento), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, moradores de Macaé.

“Para ter direito de utilizar o transporte público gratuito, o aluno deverá estar uniformizado e sempre munido do passe eletrônico, que demora o prazo de 20 dias para ficar pronto.”

A primeira via deve ser solicitada na sede da Secretaria de Educação. O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, no térreo, das 8h às 17h. O setor é localizado na rua Antero Perlingeiro, 402 – Centro. Para mais informações, o Setor do Passe Escolar atende pelo número 2772-3724.

Documentos – Os documentos necessários para a primeira via são: certidão de nascimento ou documento de identidade do aluno (original); comprovante de residência (original) e declaração da escola direcionada para o Passe Escolar com carimbo da unidade municipal de ensino e da direção (original). O estudante deve comparecer ao local para ser fotografado.

Remanejamento – O aluno que solicitou remanejamento (mudança de escola) também deve solicitar a transferência do benefício. Para requerer basta o estudante apresentar no Setor de Transporte o cartão do Passe Escolar e a declaração da nova escola. O processo para remanejamento de escola demora cinco dias úteis.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

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