CPTM e Metrô têm horários diferenciados neste fim de semana

Obras de modernização na CPTM deixam trens com maiores intervalos de circulação.

Linhas de trem passarão por obras de modernização e monotrilho terá testes programados

JESSICA MARQUES

Quem for usar o transporte público na Região Metropolitana de São Paulo neste fim de semana deve ficar atento aos horários de funcionamento dos trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O Metrô vai realizar testes programados no novo sistema de controle dos trens na Linha 15-Prata do monotrilho. Tanto no sábado, 16 de junho, quanto no domingo, 17, ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) circularão gratuitamente entre as estações.

No sábado, as estações Vila Prudente e Oratório ficam fechadas o dia todo, segundo informações do Metrô. No domingo, a interdição será das 4h40 às 14h. No período, ônibus gratuitos também vão transportar os passageiros.

“Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.”

Na CPTM, por sua vez, os trens vão circular com maiores intervalos em trechos e horários específicos, por conta das obras de modernização das linhas.

Confira a programação de obras e horários divulgada pela CPTM:

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Palmeiras-Barra Funda. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Júlio Prestes a Itapevi.

Domingo: das 6h às 14h, os serviços serão executados nos equipamentos de sinalização entre as estações Jandira e Itapevi. Das 8h às 19h, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio será de 20 minutos de Júlio Prestes a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente, entre as estações Vila Olímpia e Berrini. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante. Neste período, também serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré. O intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, devido às intervenções programadas na Estação da Luz, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização da Estação Suzano. Das 6h às 21h, também haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre Calmon Viana e Jundiapeba. O intervalo médio será de 30 minutos de Guaianases a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, em razão das intervenções programadas na Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização da rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta