Museu “Cais do Sertão” ganha as ruas de Recife a bordo dos ônibus da MobiBrasil

Foto: Divulgação Crédito: Eron Assunção (Ônibus Brasil)

Parceria entre a Secretaria de Turismo de Pernambuco, Prefeitura do Recife e MobiBrasil lança nesta quarta-feira, dia 13, o projeto “BRT Cais do Sertão”; durante este mês o museu estará sobre rodas pelos principais corredores da capital pernambucana

ALEXANDRE PELEGI

O “Cais do Sertão”, instalado a poucos metros do Marco Zero do Recife, é um museu que presta sua homenagem à cultura, às histórias e ao povo sertanejo brasileiro.

Parte do projeto “Porto Novo Recife”, que transforma os antigos armazéns portuários em um grande polo de turismo, serviços, entretenimento e lazer, o museu Cais do Sertão vai ganhar rodas e circular pelas ruas da capital pernambucana neste mês de junho.

Na manhã desta quarta-feira, dia 13 de junho de 2018, está sendo lançado oficialmente o projeto “BRT Cais do Sertão”, uma ação do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, em parceria com a MobiBrasil, a Prefeitura do Recife e Secretaria de Cultura do Estado.

O objetivo da ação é “comemorar o ciclo junino, uma das festividades mais importantes do calendário turístico do Estado”, informa Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. “O BRT Cais do Sertão será uma ação inovadora do equipamento, um diferencial para a festa, promovendo uma conexão entre o Cais e a cidade do Recife”, diz ela.

O BRT circulará durante o dia em sua rota diária (corredor Leste-Oeste), e à noite com um trajeto especial.

O projeto vem sendo desenvolvido desde março, e conta com adesivação e decoração interna e externa, seguindo o padrão da identidade visual do Centro Cultural Cais do Sertão.

Foram destacados elementos da cultura popular sertaneja, como arupembas (peneiras de palha), chita, alfabeto heráldico (Armorial), a famosa fachada de cobogós do equipamento, além de cores vibrantes.

PASSEIO CULTURAL

O circuito promove um passeio em rota alternativa, fazendo uma ligação entre o Cais do Sertão e o Sítio Trindade, além de ações especiais do Olha!Recife e MObibrasil.

Ana Paula Vilaça diz que a ação está sendo feita “para que as pessoas já entrem no clima de São João, que este ano no Recife será uma grande festa, espalhada por vários locais de toda a cidade. É também uma oportunidade para moradores e turistas conhecerem nossa cidade e cultura de maneira diferente e chegar com muita animação até o nosso polo principal, que é o Sítio da Trindade“.

Andrea Chaves, vice presidente da MobiBrasil Express, afirma que a parceria “veio enriquecer as ações que a MobiBrasil vai desenvolver durante esse semestre em comemoração aos quatro anos de operação do BRT no Recife. Estamos juntos com o Grande Recife Consórcio de Transporte, nosso órgão gestor, preparando melhorias que vão presentear os usuários do sistema BRT. Iniciar essa comemoração com o ônibus do Cais ao Sertão, valorizando nossa cultura é muito positivo!“.

As inscrições para os passeios são gratuitas e serão realizadas pelo site do projeto Olha!Recife – http://www2.recife.pe.gov.br/servico/olha-recife-0

PROGRAMAÇÃO DO BRT CAIS DO SERTÃO:

14/06

– Manhã: Corredor Leste-Oeste

– Noite:  Olha!Recife – Saída do Cais do Sertão às 18h.

15/06

– Manhã: Corredor Leste-Oeste

– Noite: MobiBrasil (Ação interna)

16/06  

Manhã:Corredor Leste-Oeste

Noite: Cais – Sítio da Trindade – Saída do Cais do Sertão às 18h.

17/06 – MobiBrasil

18/06 – Corredor Leste-Oeste

19/06

– Manhã: Corredor Leste-Oeste

– Noite: Cais – Sítio da Trindade – Saída do Cais do Sertão às 18h.

20/06

– Manhã: Corredor Leste-Oeste

– Noite: Olha!Recife  – Saída do Cais do Sertão às 18h.

21/06

– Manhã: Corredor Leste-Oeste

– Noite: Cais do Sertão (Interno)

22/06 – MobiBrasil

23/06 –

– Manhã: Corredor Leste-Oeste

– Noite: Cais – Sítio da Trindade – Saída do Cais do Sertão às 18h.

24/06 – Corredor Leste-Oeste

25/06 – Corredor Leste-Oeste

26/06

– Manhã: Corredor Leste-Oeste

– Noite: Cais – Sítio da Trindade – Saída do Cais do Sertão às 18h

27/06 – Corredor Leste-Oeste

28/06

– Manhã: Corredor Leste-Oeste

– Noite: Olha!Recife – Cais – Sítio da Trindade  – Saída do Cais do Sertão às 18h.

29/06 – MobiBrasil

30/06

– Manhã: Corredor Leste-Oeste

– Noite: Cais – Sítio da Trindade – Saída do Cais do Sertão às 18h

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: