Mercedes-Benz vence licitação e fornece 1.600 ônibus para o programa Caminho da Escola

Para novo lote, modelo considerado é o chassi LO 916 R, desenvolvido para a categoria ORE 2, de porte médio

JESSICA MARQUES

A Mercedes-Benz informou nesta sexta-feira, 8 de junho de 2018, que venceu uma licitação do programa Caminho da Escola para fornecer 1.600 ônibus. Para o novo lote, o modelo considerado foi o chassi LO 916 R, desenvolvido para a categoria ORE 2, de porte médio.

Com a vitória da concorrência pública, a Mercedes-Benz chega a 4.400 ônibus para o programa Caminho da Escola, uma ação do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação.

Segundo informações da Mercedes, os ônibus vêm com carroceria Caio e atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, mais o banco do motorista.

A partir de agora, as prefeituras e os estados podem solicitar os ônibus, com prazo até 25 de abril de 2019.

“Os chassis de ônibus da marca são reconhecidos pela robustez e resistência, contando com assistência técnica e reposição de peças em todos os estados do Brasil” – informou a Mercedes, em nota.

escolar 2.jpg

“Os ônibus Mercedes-Benz ORE 2 possuem características específicas para a aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), para-choques elevados e itens de acessibilidade como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).”

O diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, disse que o LO 916 R se destaca no mercado pela força, robustez e resistência para as aplicações mais severas.

“O motor da família BR 900, por exemplo, é o mesmo já utilizado com amplo êxito em ônibus, caminhões e até veículos 4×4 para uso militar” – informou Walter Barbosa. “Ou seja, ele assegura ampla disponibilidade, com manutenção simples e fácil reposição de peças. Dessa forma, atende às demandas de oficina das prefeituras e as de qualidade e confiabilidade do transporte escolar para os prefeitos e secretários de educação”.

escolar 3[.jpg

“O portfólio da Mercedes-Benz para o programa Caminho da Escola conta agora com os modelos LO 815 R para a categoria ORE 1 (entre-eixos de 4,25 metros para ônibus convencional de 7,4 metros, com 29 assentos para estudantes), LO 916 R para o ORE 2 (entre-eixos de 4,8 metros, com 9,0 metros de comprimento e 44 assentos) e OF 1519 R para o ORE 3 (entre-eixos de 6 metros, com 11 metros e 60 assentos).”

Mercedes-Benz desenvolve chassi específico para Caminho da Escola

A Mercedes-Benz informou que a versão R do LO 916 foi desenvolvida, a partir desse modelo, especificamente para o Caminho da Escola. Com isso, o modelo é voltado para circulação em estradas rurais, em vias não pavimentadas.

“Os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. […] O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar mais à condução do ônibus” – informou a Mercedes, em nota.

Os pneus (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto. O LO 916 R para aplicações rurais vem com filtro de ar com elemento de segurança, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.

escolar 4.jpg

Todos os bancos dispõem de porta-pacotes vazado, desenvolvido para acomodação de mochilas. O LO 916 R também vem equipado com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), para auxiliar alunos quem têm dificuldade de locomoção.

A configuração de assentos do LO 916 R permite às prefeituras que elas transportem 44 crianças ou 30 adultos sentados.

Leia também: Volkswagen vence licitação e vai fornecer 3,4 mil ônibus novos para o Caminho da Escola

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Carlos disse:

    Linda carroceria caio

Deixe uma resposta