Prefeitura de Porto Alegre anuncia contratação de consultoria para buscar saídas para a Carris

Foto: Guilherme Almeida (Correio do Povo / RS)

Prefeito Nelson Marchezan voltou a dizer que hoje, a seu ver, a opção mais viável é privatizar a sesquicentenária empresa pública de transporte

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta quinta-feira, dia 7 de junho de 2018, o lançamento de edital para contratação de empresa especializada que irá realizar um diagnóstico e buscar soluções para a situação financeira da Carris, tradicional e longeva empresa estatal de transporte público de Porto Alegre.

A Carris, fundada em 1872, responsável hoje por 23% do transporte público coletivo da capital gaúcha, está mergulhada numa crise financeira sem precedentes.

Com déficit desde 2011, a empresa acumula até hoje um prejuízo de R$ 233 milhões.

A prefeitura informou que o objetivo da consultoria será identificar a situação real da empresa – por meio de uma análise técnica-operacional, contábil, jurídica e econômico-financeira – e indicar as soluções possíveis. O serviço de transporte não será descontinuado. A Carris possui atualmente 358 veículos e cerca de 2 mil funcionários.

O estudo a ser desenvolvido envolverá cinco passos: diagnóstico, proposição de cenários, decisão dos acionistas, modelagem final e implantação.

O prazo do trabalho é de aproximadamente um ano, e caberá à empresa responsável, ao final do processo, auxiliar a prefeitura a implantar a decisão escolhida como a mais indicada.

O edital deve ser publicado ainda nesta quinta-feira, dia 7 de junho, com custo em torno de R$ 2,3 milhões.

PREFEITO VOLTA A FALAR EM PRIVATIZAÇÃO COMO MELHOR SAÍDA

O prefeito Nelson Marchezan já se manifestou várias vezes sobre a privatização da Carris. Em novembro do ano passado ele afirmou que a prefeitura trabalhava com três alternativas para a crise financeira da empresa: a privatização; a extinção pura e simples da companhia, seguida da licitação das linhas e a venda do patrimônio da estatal; e a licitação das linhas em conjunto com os veículos.

Na época, ele chegou a afirmar que iria contratar duas empresas de consultoria para indicar as melhores soluções. (Relembre: Prefeitura de Porto Alegre decide contratar duas empresas de consultoria para avaliar Carris)

Hoje, durante o anúncio, Marchezan voltou a afirmar que não acredita na continuidade da Carris sob a tutela da gestão pública, mas não descartou de todo essa opção.

Em 2017 a prefeitura precisou repassar R$ 48,7 milhões à Carris e, em 2016, R$ 55 milhões, dinheiro necessário para fechar as contas da empresa, uma situação insuportável financeiramente, segundo o prefeito Marchezan.

Para a presidente da Carris, Helen Machado, o grande desafio da Carris é o prejuízo.

Leia matérias recentes publicadas pelo Diário do Transporte sobre a crise da Carris:

10/dezembro/2014: Em crise, Carris está com 18% da frota sem prestar serviços em Porto Alegre

13/abril/2017: Carris de Porto Alegre pode ser privatizada em 2018

20/junho/2017: Carris deve fechar o ano com prejuízos de R$ 20 milhões e está mais perto da privatização

10/julho/2017: Porto Alegre pode perder linhas de ônibus por causa de impasse entre empresas particulares e Carris

23/setembro/2017: Prefeito de Porto Alegre avalia saídas para a Carris: “privatização, venda ou fechamento”

2/outubro/2017: Funcionários da Carris reagem a declarações de prefeito de Porto Alegre

8/outubro/2017: Funcionários públicos da Carris decretam estado de greve

8/novembro/2017: Prefeito de Porto Alegre volta a decretar fim da Carris

13/novembro/2017: Prefeitura de Porto Alegre decide contratar duas empresas de consultoria para avaliar Carris

9/maio/2018: Segundo Ministério Público, dinheiro desviado da Companhia Carris Porto-Alegrense abasteceu campanhas do PMDB


Ônibus da Carris, década de 1970. Fonte: prefeitura de Porto Alegre

CARRIS – QUASE 150 ANOS DE VIDA

Criada por um decreto assinado por Dom Pedro II em 19 de junho de 1872 (Decreto nº 4.985), a companhia Carris de Ferro Porto-Alegrense tem hoje quase 150 anos de vida.

19/06/1872 – Fundação da Cia. Carris de Ferro Porto-Alegrense.

05/01/1873 – Primeira viagem de um bonde da Carris em Porto Alegre, na linha Menino Deus.

1874 – Fim da Revolta dos Muckers – Carris doa 100 mulas para exército.

15/01/1893 – Fundação da Carris Urbanus (linhas Moinhos, Floresta e Partenon).

24/03/1906 – Da fusão da Cia. Carris de Ferro Porto-Alegrense e da Carris Urbanus nasce a Companhia Força e Luz Porto-Alegrense.

10/03/1908 – Primeiro bonde elétrico entra em circulação.

1914 – Circula o último bonde puxado a mula.

1926
 – Primeiro ônibus circula em Porto Alegre, de propriedade de Amador dos Santos Fernandes e Manoel Ramirez. A Cia Força e Luz Porto-Alegrense vende suas usinas para a CEERG, criada em 1923, de propriedade do grupo Electric Bond & Share e passa a se chamar Cia Carris Porto-Alegrense.

13/09/1928 – A Carris passa a ser administrada pela empresa norte-americana Electric Bond & Share, integrante do grupo liderado pela General Electric.

1929 – Primeiro Auto-ônibus da Carris entra em circulação, modelo Yellow Coach.

1939-1944 – Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil passou por vários períodos de racionamento de combustível. Os veículos que necessitavam de óleo e gasolina são obrigados a reduzir suas atividades. O transporte de bondes fica sobrecarregado e a Carris coloca 16 carros reserva em funcionamento, aumentando a frota de 85 para 101 veículos. É também durante o período da Segunda Guerra que grande parte das tripulações da companhia é requisitada pelo Exército. A Carris tenta então contratar mulheres para o serviço de condutor (cobrança de passagem) mas a medida é vetada pelo Ministério do Trabalho do governo Getúlio Vargas.

1952 – Sucessivas greves e o evidente desinteresse dos norte-americanos da Bond & Share em manter o transporte por bondes levam a Prefeitura a intervir na companhia. Assume como interventor José Antonio Aranha, irmão do ministro Oswaldo Aranha.

1953 – Durante uma greve no serviços de bondes da Carris, o músico Lupicínio Rodrigues – que havia trabalhado em 1930 na companhia como aprendiz de mecânico – inspira-se para compor o Hino do Grêmio, cujos versos iniciais se referem à falta do transporte para levar os torcedores até o estádio: “Até a pé nos iremos; para o que der e vier; Mas o certo é que nós estaremos; Com o Grêmio onde o Grêmio estiver”.

29/11/1953
 – Após o período de intervenção, a Prefeitura, na gestão de Ildo Meneghetti,  encampa a Carris, assumindo o controle acionário. Lei 1069, que determina a encampação, é aprovada por 17 votos a dois na Câmara de Vereadores.

1956 – Carris encerra o serviço de transporte por ônibus, transferindo seus veículos para o Departamento Autônomo de Transportes Coletivos (DATC).

1964 – Carris começa a operar sistema de troleibus (ônibus elétricos), inicialmente com cinco veículos e depois com mais quatro. No entanto, problemas de adaptação da voltagem na rede impedem o bom funcionamento do serviço

29/09/1966 –Companhia retoma o transporte por ônibus. Três bondes da Linha Duque são substituídos por ônibus a diesel, iniciando o processo que culminaria com o fim dos bondes elétricos.

19/05/1969 – Circula o último troleibus.

05/06/1969 – Bondes da Avenida Assis Brasil são substituídos por ônibus

26/10/1969 – Linhas Petrópolis e Gasômetro-Escola também trocam os bondes por ônibus

08/03/1970 – Circulam os últimos bondes elétricos nas linhas Partenon, Glória e Teresópolis. Houve solenidade de despedida, à qual compareceram o Prefeito e autoridades. Toda a população pôde viajar gratuitamente. Às 20h30, o último elétrico foi recolhido ao depósito de bondes.

1973 – Em fevereiro, a Carris transfere sua sede para a Rua Albion, na Zona Leste de Porto Alegre.

1974 – Empresa cria a Escola de Motoristas.

1976 – Início da operação das linhas transversais: T1, T2, T3 e T4.

1976-1979 – Implantação dos corredores de ônibus de Porto Alegre.

1977 – Implantação da linha Campus-Ipiranga, ligando o recém-inaugurado Campus do Vale da Ufrgs, com o Centro da cidade, passando também em frente da PUC.

13/10/1980 – Instituída a tarifa única em Porto Alegre. Linhas de ônibus são redistribuídas entre as operadoras do sistema.

1982 – Inicia o tráfego de duas linhas circulares no Centro.

1989 – Criada a linha T5 e  a sala da Memória Carris, na sede da Companhia.

1990 – Em operação a linha T6.

1995 – Implantada a  linha T1 Direta.

1997 – Começa a circular a linha T2A.

1998 – Inicia tráfego da T7.

1999 – Criada a linha T8.

2000 – Inauguradas as linhas T9, T9 IPA e T10.

2003 – Criação da Linha Turismo, com o roteiro Centro Histórico.

14/11/2006 – Carris começa a operar a linha T11 3ª Perimetral, que cruza toda a extensão da mais importante obra viária de Porto Alegre, do Aeroporto Salgado Filho, na Zona Norte, até o Bairro Teresópolis, na Zona Sul da cidade.

2007 – A frota da Carris passa a operar com o sistema de Bilhetagem Eletrônica.

09/08/2007 – Os ônibus da Carris começaram a circular abastecidos por Biodiesel, um combustível menos poluente.

21/06/2008 – Entrega oficial da sede de funcionários da Carris.

19/04/2009 – Instalação das primeiras televisões nos ônibus da Carris.

2010 – Criação de duas linhas sociais para atender grupos escolares e entidades sociais, adesivados com a linha do tempo da Carris.

2010 – Inauguração da linha social Territórios Negros. A linha realiza roteiro histórico sobre pontos da cidade representativos da cultura afro-brasileira.

2011 – Entrega do primeiro ônibus para a linha social Bicho Amigo. Através de parceria com a Secretaria Especial dos Direitos dos Animais. O veículo funciona como clínica itinerante para esterilizações.

2011 – Entrega de mais um veículo para a linha Bicho Amigo. O ônibus transporta animais de famílias em vulnerabilidade social.

11/04/2011 – Institucionalização da Unidade de Documentação e Memória da Carris (UDM).

16/12/2011 – Início da operação da Linha C4 balada segura.

03/09/2012 – Início da operação da Linha T11A.

11/01/2013 – A Carris entrega 13 novos ônibus articulados à comunidade.

26/09/2013 – Carris investe na qualidade de trabalho de seus funcionários e inaugura o terminal T3 e T4 Sul.

22/08/2014 – Carris reforça segurança nos ônibus com a instalação de 1.484 câmeras.

26/11/2014 – A Companhia Carris Porto-alegrense recebe a certificação de Empresa Cidadã, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

09/03/2015 – Carris entrega 50 novos ônibus (35 convencionais e 15 articulados) à população de Porto Alegre.

22/02/2016 – Carris inicia operação das linhas transversais T12, T12.1, T12A e T13.

Fonte: prefeitura de Porto Alegre

Alexandre Pelegi, jornalistas especializado em transportes

1 comentário em Prefeitura de Porto Alegre anuncia contratação de consultoria para buscar saídas para a Carris

  1. SDTConsultoria em Transportes // 7 de junho de 2018 às 16:46 // Responder

    Há que pensar por que a empresa chegou nesta situação ? Uma relação homem carro de 5,58 é bem expressiva. Quais são as causas ?

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