Governo do Rio anuncia redução do ICMS do diesel em acordo com caminhoneiros do estado

Foto: Divulgação

Pezão diz que categoria se comprometeu a suspender paralisação na sexta e no sábado. Suspensão da greve a partir de segunda-feira, no entanto, dependerá de acordo costurado pela liderança nacional com o governo federal

ALEXANDRE PELEGI

Em anúncio oficial na noite desta quinta-feira, dia 24 de maio, o Governo do Rio de Janeiro anunciou que fechou uma trégua com os caminhoneiros do estado.

O compromisso firmado garante que as estradas do estado não serão mais bloqueadas nesta sexta e sábado. Em troca o governador ofereceu redução no ICMS do diesel de 16% para 12%.

Em informe da Assessoria de imprensa do Palácio Guanabara, o Governador Pezão anunciou o acordo: “Hoje, foi uma grande conquista para todos nós. Estou atendendo um apelo já antigo de toda essa categoria de trabalhadores. Vi também dentro das nossas finanças. A gente estava perdendo muito embarque de combustível daqui para São Paulo. Tô igualando com a alíquota de São Paulo. Espero amanhã estar acertado isso publicando no Diário Oficial”.

O Governador garante que a proposta foi aceita pelos caminhoneiros.

Pelo acordo, os caminhoneiros agora suspenderão os bloqueios nas estradas do estado nesta sexta-feira (25) e no sábado (26).

Pezão informou ainda que os caminhoneiros se comprometeram em normalizar as atividades de distribuição no estado até as 11h de amanhã, sexta-feira (25).

A suspensão definitiva do movimento a partir de segunda-feira (28), no entanto, está condicionada à liderança nacional da greve.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro informou em nota que o governo também estuda mudar o recolhimento do ICMS do setor de transportes de cargas. O recolhimento não seria cobrado mais das transportadoras, mas das empresas que contratam os serviços de transporte.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading