Ônibus histórico da Cometa é barrado pela Artesp, mas Viação garante que viagens serão retomadas a partir desta quarta, 23

Ônibus Flecha da Viação Cometa em uma de suas viagens comemorativas pelos 70 anos de empresa

Segundo empresa, veículo não estava com cartão de vistoria, mas tem autorização para viajar com passageiros

ADAMO BAZANI

Os passageiros saudosistas que nesta terça-feira, 22 de maio de 2018, tentaram realizar uma viagem do Terminal Rodoviário do Tietê, na capital paulista, para Araraquara, no interior de São Paulo, tiveram uma decepção.

A Artesp, agência que regula os transportes dentro do estado de São Paulo, impediu a partida do ônibus histórico Flecha Azul, modernizado pela Viação Cometa.

A empresa de ônibus tem realizado viagens comemorativas em alusão aos seus 70 anos no modelo que marcou a história da Cometa.

Segundo nota da companhia, ao Diário do Transporte, o ônibus de prefixo 7455 não tinha o cartão de vistoria da Artesp. O sistema não emitiu o documento porque o coletivo tem mais de 15 anos de fabricação.  Entretanto, a empresa garante que o veículo tem autorização para fazer as viagens comemorativas, já que é um modelo histórico, não sendo escalado no dia a dia da operação. A Cometa ainda informou que a partir desta quarta-feira, 23 de maio de 2018, o cronograma de viagens voltará ao normal e que a questão foi resolvida.

Confira a nota na íntegra.

Na manhã dessa terça-feira, 22, fiscais da ARTESP autuaram o Flecha 7455 porque nele não constava junto com os demais documentos o cartão de vistoria da ARTESP. Isso ocorreu porque a Viação Cometa foi informada que pelo fato do veículo possuir mais de 15 anos de fabricação, o sistema da ARTESP não conseguiria cadastrar e emitir o cartão, mas mesmo assim, o veículo estava autorizado a circular e fazer viagens no período entre 02 de maio a 12 de julho de 2018, na ação das 70 viagens com o Flecha para comemorar os 70 anos da Viação Cometa.

Devido a essa situação, a documentação foi novamente verificada e a ocorrência foi explicada ao diretor do Departamento de Procedimentos e Logística da ARTESP, que emitiu o cartão para que não houvesse mais contratempos.

 Portanto, a partir de amanhã [quarta-feira, 23 de maio de 2018], as viagens do Flecha seguem sem transtornos com o cartão da ARTESP e demais documentos.

O veículo é um Flecha Azul VII, Scania K 113 CL, ano 1998, com um design parecido com o dos ônibus norte-americanos, que são as raízes deste modelo.

Foram várias versões destes ônibus que se tornaram tradicionais na empresa, desde 1972, ainda com o nome Dinossauro, e, a partir de 1983, com o nome Flecha, sendo fabricados pela própria Cometa por meio da subsidiária CMA – Companhia Manufatureira Auxiliar.

A Artesp foi procurada pelo Diário do Transporte, mas até o fechamento desta matéria não respondeu.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Lamentável essa atitude da Artesp uma empresa que não serve para nada nem o óbvio ela faz que é fiscalizar os clandestinos agora é fácil prender um ônibus comemorativo de uma empresa regular nota zero,Artesp nem deveria existir !!

    1. Concordo;; acho que ja e hora de fazer um pente fino na ARTESP

  2. Marcos José disse:

    É meu sonho viajar nessa ônibus um lendário das estradas quem tiver chance aproveita é única ele se destaca é o Rei das estradas não tem pra ninguém.

  3. Extreme Films disse:

    Mas este veículo pode sim ter seu registro junto a ARTESP!!!!
    O veículo pode ter mais de 15 anos de uso sim, desde que não ultrapasse 20 anos de uso e que a empresa tenha pelo menos 50% da frota cadastrada dentro dos 15 anos de uso. Tendo os 50% dentro dos 15 anos, ela pode cadastrar 50% de frota acima dos 15 anos, até 20 anos.
    Trabalho com registros juntos a todos os órgãos de transportes há mais de 20 anos e afirmo que isso é possível!!!

  4. Carlos ONILDO Dos Santos disse:

    Grande Empresa trabalhei nela no período de 1991 a 1993 Na GNR GARAGEM NOVA RIO fiz um acordo e São e deixei as portas abertas agora quero voltar.

  5. Emerson disse:

    Dia 26 vou pra Lorena nessa lenda do transporte !!! Curtir a viagem e relembrar os bons tempos do Dino !!!
    Se a Artesp aparecer lá no Tiete com essa palhaçada vai dar ruim kkkkk

  6. Gilson disse:

    Essa Artesp é um Lixo …. Porque não barra os Clandestinos na Via Anhanguera que vai diariamente p/ Nordeste

  7. Carlos Vasconcellos disse:

    Este Flecha é muito melhor, mais seguro e confortável do que qualquer ônibus moderno com a mesmice das carrocerias Marcopolo. Que saudade do CMA Cometa, seu design, cores, bancos de couro vermelhos e motores imbatíveis da Scania. A Viação 1001 comprou a Cometa, desfez a CMA que fabricava as carrocerias exclusivas de alumínio e acabou com a empresa tornando-a mediana como as demais. Que saudade.

    1. Olá Carlos,
      Realmente muito triste o “encerramento” da CMA… mas preciso te passar uma coisa:
      A 1001/Catarinense “comprou” a falida Cometa…
      Sim, mesmo tendo as melhores linhas do Brasil (todo interior de SP e ligando SP, BH, RJ e CTBA) a Cometa (quase) faliu…
      E justamente por ter resolvido criar um novo Flecha…
      Lembra dos primeiros Halley (eu conheci como Cometão)…
      Foram milhões investidos no desenvolvimento DO ZERO daquele novo carro (dizem em 100 milhões investidos/perdidos), que levaram a Cometa (e CMA por consequência) à bancarrota…
      A 1001, pode ser considerada a “salvadora” da Cometa, e agora com o restauro dos Flechas, mais salvadora ainda (da história pelo menos).
      Inclusive antes de lançarem os “Cometões”, viajei com um dos engenheiros, que me mostrou todo o projeto (numa ida à Curitiba), desde o chassi “curtinho” da Scania, o corte/prolongamento, montagem da estrutura base, corte das chapas de alumínio (agora sem frisos que davam menos resistência estrutural, exigindo maior estrutura), montagem, bancos novos, etc…
      Enfim… foi muito triste saber que uma empresa tinha um equipamento moderníssimo mesmo mantendo uma “aparência” antiga … que ao querer radicalizar e criar algo novo e totalmente moderno (na aparência no caso), deu um passo maior do que a perna…………..
      ……….
      Destaco que isso eu ouvi ao longo dos anos de várias pessoas, e talvez alguns detalhes não sejam tão precisos… e vem aquela velha história: uma mentira contada várias vezes vira verdade….

  8. Wilson disse:

    Interessante a atitude da ARTESP, rs!!!! mas no interior paulista tem empresas de ônibus que utilizam ônibus com mais de 15 anos de fabricação em linhas regulares.

    1. Natan Soares disse:

      Nao sei se esse projeto do comentário é o mesmo dos últimos ônibus da CMA, que pra mim eram horríveis.

  9. Ivan Fernandes disse:

    Parece que esses caras da artesp querem se aparecer, até parece que essa empresa tão séria e idônea que é a viação cometa, iria comemorar os seus 70 anos colocando em risco seus funcionários (motoristas), seu produto (ônibus) e seus clientes (passageiros); faça mil favor vcs aí da artesp, porque vcs não vão fiscalizar esse monte de ônibus clandestino que roda por esse pais sem as mínimas condições de segurança

  10. Jose roberto garcia miranda disse:

    A artes tem que prestar pelo que tem qualidade e nao ano de fabricação. Pois temos carros que são novos mas estão com itens de segurança. Por exemplo freios. Conservação e higiene do veiculo em péssimas ccondições trafegar. PortAnto olhe pela qualidade. Seguir regras nao precisa ser novo. Isto onera as empresas e faz com que as passagens sejam caras. Pois tudo eh repassado no custo que o usuário paga.

  11. Paulo disse:

    Tanta empresa ai rodando com carro muito mais velho e caindo aos pedaços e a ARTESP não cuida, não multa

  12. Shirlei Terezinha da Silva disse:

    Acho que tudo tem que ser feito dentro da lei, desde que esteja sendo cumprida à risca.
    Gostaria de saber se existe um calendario para essas viagens especiais.
    Parabens para a Viaçao Cometa.

  13. geraldo batista pereira disse:

    A cometa sempre passa segurança com seus ônibus por isso tem que continuar as viajens

  14. Sandro Bruno disse:

    Viagei muito para belo horizonte pela cometa, saudades dos dinossauros flecha azul, saudosismo.

  15. Bom dia,eu fiz a minha primeira viagem em ônibus da viação cometa foi um luxo só nunca esqueci minha peimprim vez, São Paulo a Juíz de Fora MG,foi a viagem dos sonhos, obrigado a todos vocês pelo lindo trabalho meus parabéns a todos colaboradores.

  16. Reinaldo disse:

    Manda esse povo da artesp caçar serviço, a cometa já pagou muitas mordomias pra esses idiotas quando não tem o que fazer o resultado só pode ser esse mesmo, raça ordinária esses paulistas.

  17. Seria muito melhor se a Viação Cometa se preocupasse em investir seu capital em treinamentos para os seus funcionários, melhorando assim o atendimento de seus clientes.
    A empresa monopoliza certos trajetos e faz o que bem entende, desrespeitando o direito de ir e vir dos usuários. Diariamente, me deparo com situações ridículas, funcionários mal preparados e mal humorados, principalmente, nos guichês do Terminal Rodoviário do Tietê.
    Ao invés de desenterrar o dinossauro, olhem para o presente!

  18. Luiz disse:

    Quero saber onde podemos ver os “Morubixabas” , “B75” e os antecessores?

  19. Fabio Esquesaro disse:

    Essa artesp e é um lixo só serve pra atrapalhar a vida do cidadão

  20. Natan Soares disse:

    Essa Artesp deveria se preocupar com a roubalheira e o cabide de emprego que ela é, e não passa de uma das ramificações da quadrilha do PSDB.

  21. Flávio disse:

    Palhaçada isso eu estava na rodoviária de Araraquara esperando o ônibus para poder relembrar e ninguém sabia informar o que houve e por fim o ônibus não veio cometa e artesp nota zero, poderiam ao menos refazer essa viagem.

  22. Rosa Santos disse:

    Eu tive o prazer de viajar neste ônibus na quarta feira dia 09/05/2018 no horário das 8 horas saída de Curitiba à São Paulo foi uma delícia a viagem tudo tranquilo e o ônibus está em perfeitas condições de viajar tudo funcionando perfeitamente essa Artesp precisa caçar o que fazer eu me senti honrada em viajar nessa relíquia😍😘

  23. luiz disse:

    Vai te catar ARTESP tem muita carroça rodando e vão proibir essa lenda de rodar.

  24. Paulo disse:

    Não pode Barrar não, sabe pq respeita a Tradição da CMA Flexão Azul, ainda bota muitos no Bolso.

Deixe uma resposta para Alex RodriguezCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading