Empresas de ônibus do Rio podem ser excluídas de acordo com prefeitura se não regularizarem dívidas com o Fisco
Publicado em: 18 de maio de 2018
Acordo, que precisa ser homologado pela Justiça, prevê que empresas terão de comprovar que estão com os impostos em dia. 12 empresas acumulam R$ 90 milhões em débitos com a União
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura do Rio de Janeiro fechou um termo de conciliação com as 37 empresas de ônibus que operam o sistema de transporte público na cidade, agrupadas em 4 consórcios – Internorte, Intersul, Transcarioca e Santa Cruz.
A ideia é começar a enfrentar a crise do transporte coletivo por ônibus no município, que detém quase 70% de toda a atividade.
O problema agora está na homologação pela Justiça, e nas condições que essa situação impõe como obrigatórias: todas as 37 empresas de ônibus precisarão comprovar que estão com os impostos em dia. As que tiverem problemas com o Fisco terão 90 dias para quitar ou renegociar suas dívidas.
Matéria do jornal O Globo desta sexta-feira, dia 18 de maio, aponta que 12 das empresas de ônibus do Rio devem, em conjunto, R$ 90 milhões em impostos. Caso não respeitem a cláusula do acordo de quitar ou renegociar as dívidas, elas serão excluídas do sistema de transporte, cabendo às 25 restantes assumirem suas linhas.
O jornal carioca obteve as informações sobre os débitos das empresas de transporte em consultas ao site da Procuradoria Geral da Dívida Ativa da União. Segundo o jornal, as empresas com problemas são as seguintes:
EMPRESA |
DÍVIDA |
Transportes Paranapuã |
R$ 35,6 milhões |
Litoral Rio Transportes |
R$ 26,6 milhões |
Viação Madureira-Candelária |
R$ 12,7 milhões |
Transportes América |
R$ 7,2 milhões |
Viação VG |
R$ 3,6 milhões |
Translitoral |
R$ 1,8 milhões |
Transportes São Silvestre |
R$ 1,3 milhão |
Vila Isabel |
R$ 822,6 mil |
Normandy |
R$ 13,7 mil |
Estrela Azul |
R$ 8,4 mil |
Campo Grande |
R$ 6,1 mil |
Três Amigos |
R$ 6 mil |
Das oito empresas com mais dívidas da lista acima, todas tiveram paralisações de protesto de funcionários por atrasos de salários desde dezembro de 2017, segundo O Globo.
A reportagem procurou o Rio Ônibus, que não quis comentar o assunto.
HISTÓRICO
Pelo acordo, anunciado no dia 16 de maio de 2018, a passagem de ônibus da cidade do Rio de Janeiro vai passar de R$ 3,60 para R$ 4. O reajuste consta de um termo de conciliação entre a Prefeitura e o sindicato das empresas de ônibus, que terá de ser homologado pela Justiça.
O acordo foi feito para pôr fim à disputa judicial entre as empresas e o poder público municipal.
Pelo acordo entre o executivo e os quatro consórcios – Internorte, Intersul, Transcarioca e Santa Cruz –, além do reajuste na tarifa de 11,1%, as companhias estão autorizadas a utilizarem ônibus mais velhos, desde que possuam ar-condicionado: a idade limite, hoje de 8 anos, seria estendida para até nove anos de fabricação.
O acordo estabelece ainda um novo cronograma para a climatização de toda a frota da cidade. O prazo final ficou definido agora como 30 de setembro de 2020, quase quatro anos após o previsto em acordo celebrado entre a prefeitura e o Ministério Público, em 2013, que havia definido dezembro de 2016.
As empresas terão de aumentar progressivamente o percentual da frota com climatização, que em outubro de 2017 era de 43% da frota.
REDUÇÃO DA TARIFA
O acordo prevê a possibilidade de redução nas tarifas. Isso poderá ocorrer caso a auditoria da PricewaterhouseCoopers, contratada pela prefeitura, aponte lucros das empresas acima dos previstos nos contratos de concessão.
Caso a auditoria aponte defasagem na tarifa atual, não será aplicado reajuste adicional.
Pelo acordo os consórcios aceitam abrir mão de indenização em caso de vitória nas seis ações que movem contra a prefeitura.
Como contraparte, os consórcios vão doar R$ 7 milhões para a compra de massa asfáltica para os corredores de tráfego selecionados pelo município, além de concreto para recuperar os corredores de BRT.
RESUMO
TARIFA – SOBE/DESCE:
Dezembro/2016 – Prefeito Eduardo Paes reajusta a tarifa, que era de R$ 3,80, para R$ 3,95, a pedido do recém-eleito Marcelo Crivella, que tomaria posse em janeiro de 2017.
Agosto/2017 – Justiça suspende o reajuste de 2014 (R$ 3,80), e tarifa cai para R$ 3,60.
Novembro/2017 – Nova decisão judicial entende que aumento dado em 2015, de R$ 0,20, foi abusivo. Tarifa cai para R$ 3,40.
Fevereiro/2018 – Justiça decide que prefeitura deve aplicar o reajuste previsto, cumprindo o contrato de concessão; tarifa vai a R$ 3,60.
Maio/2018 – Acordo entre prefeitura e empresas, com base no contrato de concessão de 2010, define tarifa a R$ 4,00. Reajuste precisa ser homologado pela Justiça.
NOVO CRONOGRAMA PARA REFRIGERAÇÃO DA FROTA
Por acordo anterior a frota já deveria estar integralmente climatizada nas Olimpíadas de 2016.
ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2018 = 60% da frota climatizada
ATÉ 30 DE JUNHO DE 2019= 70% da frota climatizada
ATÉ 31 DE DEZEMBRO 2019 = 80% da frota climatizada
ATÉ 30 DE JUNHO 2020 = 90% da frota climatizada
ATÉ 31 DE DEZEMBRO 2020 = 100% da frota climatizada
Madureira Candelaria, América, São Silvestre e Translitoral não operam mais. A Litoral Rio está com previsão de encerrar as atividades na 2a. feira (21/05/18)
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