Metrô suspende data de decisão sobre empresa que vai assumir por 40 anos 15 terminais de ônibus
Publicado em: 12 de maio de 2018
Espaços são ligados às linhas 1-Azul e 3-Vemelha. Empresas que apresentaram menores propostas recorreram
ADAMO BAZANI
O Metrô de São Paulo suspendeu por tempo indeterminado o prosseguimento da licitação para conceder à iniciativa privada 15 terminais de ônibus ligados às linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Barra Funda-Itaquera) após o recurso de duas empresas que foram classificadas para análise das propostas comerciais. O resultado da vencedora deveria sair a partir desta segunda-feira, 14 de maio, quando seria feita a análise da documentação das participantes. O Metrô ainda não estipulou uma nova data.
A concessão deve ser por 40 anos e, nas áreas de sete terminais, a empresa vencedora poderá construir edifícios e explorar empreendimentos imobiliários e comerciais. Em todos os 15 terminais, a empresa ou consórcio que vencer poderá explorar os espaços comercialmente e com publicidade. Em troca, devem reformar, manter e modernizar os terminais, com nova iluminação, acessibilidade, piso e ajardinamento. A iniciativa privada deve também manter a limpeza das áreas.
A suspensão da data de entrega de licitação se deu por causa dos recursos movidos pela empresa Vitacom Participações S.A. e pelo Consórcio PPX Integritate.
Conforme noticiou com exclusividade o Diário do Transporte, no dia 03 de maio, três propostas comerciais foram selecionadas para análise.
A primeira classifica em relação às propostas comerciais de outorga mensal ao Governo do Estado foi a Fran Capital VI Fundo de Investimento Imobiliário, com R$ 182,34 milhões. A segunda proposta classifica foi da Vitacom Participações S.A., que ofereceu R$ 142,34 milhões mensais ao Metrô. A terceira foi o Consórcio PPX Integritate, com oferta de R$ 133, 62 milhões
Relembre:
Com uma área total de 115 mil metros quadrados, juntos, os 15 terminais em concessão e pontos de ônibus próximos recebem uma média de 900 mil passageiros por dia útil que utilizam 259 linhas de ônibus.
Em 2017, o Metrô de SP recebeu 13% de suas receitas de fontes não ligadas diretamente à venda de bilhetes. Isso significa um total de R$ 248,3 milhões, o que representou crescimento de 30% em relação a 2016.
O governo do Estado havia lançado inicialmente o edital de concessão no dia 17 de agosto de 2017. Mas questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) atrasaram a licitação.
No dia 30 de novembro de 2017, a conselheira do TCE, Cristiana de Castro Moraes, questionou os estudos econômico-financeiros, que fixaram os valores do contrato e a forma como o dinheiro será repassado aos cofres do Metrô, na modalidade da licitação.
Depois de ser retomada, a licitação estava prevista para ser realizada em 10 de março, como mostrou o Diário do Transporte. Relembre:
15 TERMINAIS DE ÔNIBUS QUE DEVEM SER CONCEDIDOS
Linha 1 – Azul
Ana Rosa
Santana
Parada Inglesa
Armênia (sul)
Linha 3 – Vermelha
Vila Matilde
Carrão (norte)
Carrão (sul)
Tatuapé (norte)
Tatuapé (sul)
Patriarca
Artur Alvim
Penha (norte)
Barra Funda (sul)
Barra Funda (turístico)
Brás
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Piada esse PSDB.