São Vicente lança licitação de estudos para remodelar transporte coletivo
Publicado em: 5 de maio de 2018

Atualmente, serviços são prestados por vans e micro-ônibus de cooperativas. Viação poderá ser contratada e sistema ser integrado ao VLT
ADAMO BAZANI
A prefeitura de São Vicente, no litoral paulista, abriu licitação para selecionar uma empresa ou consórcio que devem fazer estudos para a remodelação do sistema de transportes coletivos da cidade.
Entre as possibilidades que devem ser avaliadas, está a contratação de uma empresa que opere ônibus de maior capacidade em vez das vans e micro-ônibus de cooperativas que atuam hoje no sistema.
Há 21 anos, o transporte alternativo assumiu oficialmente as linhas.
A prefeitura alega que a demanda de passageiros subiu e quer verificar se o atual modelo vai se esgotar com o tempo.
Outro aspecto que deve ser levantado no estudo é como será feita a integração tarifária e física com o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, que liga São Vicente à vizinha Santos
As empresas interessadas em realizar o estudo devem apresentar propostas até 18 de maio
O estudo, além de definir quais serão os tipos de coletivos mais adequados para a demanda de passageiros, vai procurar projetar cenários futuros do comportamento dos deslocamentos com base nas estimativas de investimentos em infraestrutura e criação de potenciais novos polos de moradia e emprego.
Novas linhas podem ser sugeridas, assim como há possibilidade de serem propostos cortes e extinções. Tudo vai depender dos resultados destes estudos.
Não foi definida data de conclusão dos trabalhos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Como inovar o modelo de venda no transporte público?

Mercedes-Benz inova na oferta de Serviços 4.0 para clientes 4.0
Comentários