São Vicente lança licitação de estudos para remodelar transporte coletivo

Micro-ônibus do sistema municipal ao lado de ônibus metropolitano. Edital prevê integrar a bilhetagem e extinguir superposição de linhas. Foto: Francisco Ivano (Clique para Amplia)

Atualmente, serviços são prestados por vans e micro-ônibus de cooperativas. Viação poderá ser contratada e sistema ser integrado ao VLT

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São Vicente, no litoral paulista, abriu licitação para selecionar uma empresa ou consórcio que devem fazer estudos para a remodelação do sistema de transportes coletivos da cidade.

Entre as possibilidades que devem ser avaliadas, está a contratação de uma empresa que opere ônibus de maior capacidade em vez das vans e micro-ônibus de cooperativas que atuam hoje no sistema.

Há 21 anos, o transporte alternativo assumiu oficialmente as linhas.

A prefeitura alega que a demanda de passageiros subiu e quer verificar se o atual modelo vai se esgotar com o tempo.

Outro aspecto que deve ser levantado no estudo é como será feita a integração tarifária e física com o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, que liga São Vicente à vizinha Santos

As empresas interessadas em realizar o estudo devem apresentar propostas até 18 de maio

O estudo, além de definir quais serão os tipos de coletivos mais adequados para a demanda de passageiros, vai procurar projetar cenários futuros do comportamento dos deslocamentos com base nas estimativas de investimentos em infraestrutura e criação de potenciais novos polos de moradia e emprego.

Novas linhas podem ser sugeridas, assim como há possibilidade de serem propostos cortes e extinções. Tudo vai depender dos resultados destes estudos.

Não foi definida data de conclusão dos trabalhos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta