Entrega de terminal de ônibus foi prometida para julho, em Salvador

A região do Aeroporto também terá ônibus exclusivos da CCR, sem custos adicionais para os passageiros

Até a estrutura ficar pronta, integrações com a estação Aeroporto do metrô serão feitas em pontos provisórios

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A entrega do terminal de ônibus do Aeroporto, em Salvador, na Bahia, foi prometida para julho pelo Governo do Estado. Até a estrutura ficar pronta, integrações com a estação Aeroporto do metrô, inaugurada nesta quinta-feira, 26 de abril, serão feitas em pontos provisórios.

Para embarcar sentido Salvador, os pontos de ônibus ficam na Rua Dr. Gerino de Souza Filho. No sentido Lauro de Freitas, as paradas estarão perto do acesso da passarela para a estação do metrô, no viaduto de acesso à Estrada do Coco.

Ao todo, 45 linhas metropolitanas e nove urbanas de Salvador passam pelos pontos que se integram à estação Aeroporto do metrô. O esquema passou a funcionar a partir do meio-dia desta quinta.

O terminal será similar ao que já foi inaugurado em Pituaçu. Além disso, a população também terá uma passarela de ligação com 395 metros de extensão e capacidade para atender um fluxo de nove mil pedestres por hora, segundo informações do Governo do Estado.

“Para melhorar a operação de integração nos pontos, o viaduto para acesso a Lauro de Freitas terá a quarta faixa exclusiva para coletivos, com vistas a facilitar o acesso aos pontos de ônibus para integração com a nova estação” – informou o governo, em nota.

A região do Aeroporto também terá ônibus exclusivos da CCR, sem custos adicionais para os passageiros, com saída de 10 em 10 minutos. Os veículos são acessíveis e terão ar-condicionado, assentos preferenciais, espaço exclusivo para até 16 malas grandes ou 32 médias, câmeras internas de monitoramento, e capacidade para 75 passageiros – 19 sentados e 56 em pé.

ESTAÇÃO AEROPORTO

estacao-aeroporto-1.jpeg

Estação Aeroporto foi entregue nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 26 de abril de 2018, a Estação Aeroporto foi inaugurada em Salvador, integrando a linha 2 do Sistema Metroviário Salvador/Lauro de Freitas. Agora, o metrô tem 33 quilômetros de extensão, somando as duas linhas.

O modal custou R$ 5,6 bilhões aos cofres públicos, incluindo as obras complementares, como estações, passarelas, ligações viárias, terminais de ônibus, entre outras que integram o sistema.

Na ocasião, o governador Rui Costa adiantou informações sobre a continuidade das obras da linha 1. “Em maio, iremos publicar a licitação das obras de mais cinco quilômetros de extensão e de duas estações do metrô, partindo da Estação Pirajá, seguindo para a região da Brasilgás, na BR-324, e próximo à área onde será a nova rodoviária, em Águas Claras/Cajazeiras, que deverão ser concluídas em 24 meses” – disse Rui Costa.

A estação tem capacidade para 17 mil passageiros por hora. “São mais de 9,1 mil metros quadrados de área construída vigiados por 139 câmeras de segurança interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, concessionária que forma uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, e é responsável pela operação do modal. Completam a estratégia de segurança rondas dos agentes de atendimento e segurança, e iluminação em LED. Ainda compõem a estrutura da Estação Aeroporto sanitários, dois bicicletários com um total de 108 vagas, quatro escadas rolantes, dois elevadores, além de piso tátil e sinalização em braile nos corrimãos, atendendo às normas técnicas de segurança e acessibilidade” – informou o Governo do Estado.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta