Trem turístico de Alagoas tem previsão de inauguração para dezembro de 2018

Projeto existe desde 2003 e tem custo de R$ 7 milhões

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

O primeiro trem turístico do Nordeste está previsto para ser inaugurado em dezembro de 2018, em Alagoas. Ao todo, são 28 quilômetros de ferrovia e foram encomendadas duas locomotivas para operar o sistema.

As viagens vão ligar as cidades alagoanas de Quebrangulo e Palmeiras dos Índios. Os municípios ficam a aproximadamente uma hora e meia de distância de Maceió, capital do estado.

Cada locomotiva tem capacidade para transportar 80 passageiros. Uma delas é a vapor e a outra, a diesel. Até o momento, não foram divulgados valores para os passeios que serão feitos na ferrovia.

O projeto tem um custo de R$ 7 milhões e existe desde 2003. A implantação da ferrovia é financiada pelo Ministério da Cultura, pelas prefeituras de Palmeira dos Índios e Quebrangulo, além do Banco do Nordeste. Em 2010, o projeto foi interrompido por conta de uma enchente na região onde a ferrovia está sendo implantada.

A rota prevista para ser percorrida pelo trem turístico foi definida para ser uma dedicação ao escritor Graciliano Ramos, autor do romance Vidas Secas, que viveu entre os séculos 19 e 20. O escritor nasceu em Quebrangulo e foi prefeito de Palmeiras dos Índios.

No entorno, existem diversas atrações turísticas, como museus, estabelecimentos gastronômicos e a aldeia dos Xucuru-Kariri.

No Nordeste, existe um trem turístico temporário dedicado ao forró. A atração obera entre Recife e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, apenas no mês de junho.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta