Estudo mostra queda no número de passageiros de ônibus e aumento de veículos em Foz do Iguaçu

De 2001 a 2017, houve crescimento de 61% no número de carros e o transporte público perdeu quatro milhões de passageiros no período

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

O Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi divulgado recentemente e trouxe dados preocupantes para o setor de transporte público. Segundo o estudo, houve crescimento de 61% no número de carros na cidade, de 2001 a 2017. No mesmo período, a quantidade de passageiros de ônibus teve uma queda de quatro milhões.

O plano foi elaborado pela área de Infraestrutura e Obras do PTI (Parque Tecnológico Itaipu). O documento mostra que o aumento de veículos pode estar ligado ao fato de que o transporte público não atende à demanda dos passageiros.

O crescimento do número de veículos no período analisado significa que, atualmente, existe 1,54 habitante por veículo. A frota de automóveis de Foz do Iguaçu, é de 171.666 unidades, que incluem também caminhões, caminhonetes, motocicletas e demais categorias. A população é 264.044 pessoas, segundo o documento.

A queda de quatro milhões no número de passageiros que utilizam o transporte coletivo urbano pode estar relacionada às condições de infraestrutura da cidade. Segundo o documento, seria necessário investir em climatização e, até mesmo, cobertura de paradas de ônibus.

Além de apontar esses e diversos outros problemas na mobilidade urbana, o plano também traz soluções detalhadas em diversas áreas. “As categorias dispostas apresentam as temáticas: pedestres, ciclistas, transporte coletivo urbano, veículos motorizados (público: táxis, mototáxis, vans e similares; privados: carros e motocicletas particulares), transporte de carga e turismo. Os objetivos propostos para cada categoria apresentada visam atender e solucionar os problemas diagnosticados, propondo o avanço destes a partir das diretrizes mencionadas na sequência” – diz trecho do documento.

Para conferir as ações em detalhes, clique aqui.

1 comentário em Estudo mostra queda no número de passageiros de ônibus e aumento de veículos em Foz do Iguaçu

  1. Se todos usares automóveis para deslocar-se em uma cidade, o tamanho das pistas necessárias será maior que o tamanho da cidade ( é uma condição absurda que um filósofo chamaria de “aporética)”, Qual a solução? Bom transporte publico combinado com pedágio urbano na área central controlado via eletrônica.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: