Após testes, Araucária (PR) estende Wi-Fi grátis para toda a frota de ônibus da cidade

Foto: ilustração

Internet será oferecida gratuitamente para pesquisas rápidas, interação em redes sociais e troca de e-mails, sem a necessidade de uso de senha

ALEXANDRE PELEGI

Após realizar uma experiência piloto durante a segunda quinzena do mês de março, ofertando sinal grátis de Wi-Fi em um ônibus do sistema local, a prefeitura de Araucária decidiu estender o serviço a todos os ônibus da frota do Triar – Transporte Integrado de Araucária.

A internet será oferecida gratuitamente para pesquisas rápidas, interação em redes sociais e troca de e-mails, entre outras funcionalidades, e sem a necessidade de uso de senha.

Esta é outra inovação da cidade da região metropolitana de Curitiba, que já reduziu a tarifa de ônibus de R$ 4,25 para R$ 2,90 em dezembro de 2017, e criou a tarifa domingueira – aos domingos os ônibus da cidade circulam sem cobrança de tarifa. Outra ação relevante da Prefeitura foi o transporte gratuito para todos os estudantes da rede pública de ensino do município, da educação infantil ao ensino médio.

Nos testes realizados em março deste ano, quando um dos ônibus da frota local recebeu o equipamento para teste, os usuários avaliaram o funcionamento do serviço. Agora, a prefeitura anuncia que o sinal de internet será estendido para os 75 ônibus do Triar.

O Wi-Fi será suficiente para uso simultâneo de 20 a 30 usuários ao mesmo tempo. Alguns aplicativos e sites que consomem um grande volume de dados são bloqueados pelo roteador do aparelho, como Netflix e Youtube.

Já sites de notícias, redes sociais e aplicativos de mensagens serão de livre acesso.

Araucária é a primeira cidade da Região Metropolitana de Curitiba a oferecer Wi-Fi em linhas de ônibus. No estado do Paraná o serviço já existe em Maringá e Apucarana.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading