Prefeitura de Fundão (ES) estuda tarifa zero nos ônibus municipais

Nenhuma cidade do Espírito Santo possui o sistema de transporte de tarifa zero, Fundão seria a primeira

Equipe esteve no Rio de Janeiro para conhecer projeto semelhante na cidade de Silva Jardim

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A Prefeitura de Fundão, no Espírito Santo, está estudando a implantação de tarifa zero nos ônibus municipais. Uma equipe do município foi conhecer um projeto semelhante na cidade de Silva Jardim, no Rio de Janeiro, na última semana.

Conforme publicado pelo portal ES Hoje, a equipe foi recebida pelo Secretário de Transportes do município de Silva Jardim Alex Sanders Ferreira, para conhecer os ônibus e os procedimentos que possibilitam a tarifa zero na cidade.

O prefeito de Fundão, Pretinho Nunes, junto a uma comitiva, reuniu-se no gabinete com a prefeita Maria Dalva e representantes de outras pastas. “Eu tive como referência em Silva Jardim uma cidade que possui praticamente o mesmo número de habitantes de Fundão e, com certeza, será muito construtivo fazer algo semelhante em nossa cidade” – disse o prefeito.

Nenhuma cidade do Espírito Santo possui o sistema de transporte de tarifa zero. Fundão tem uma população de 20.757 habitantes e fica a 53 km da capital, Vitória.

1 comentário em Prefeitura de Fundão (ES) estuda tarifa zero nos ônibus municipais

  1. Ideia generosa já tentada em outras cidades e em outros países. Foram experiências duradouras? Quais o inconvenientes constatados. No Paraná eram linhas alimentadoras em que a passagem era cobrada na linha “tronco”.: As linhas alimentadoras passaram a servir de parque de diversões para crianças… Em uma cidade da Austrália há uma linha circular grátis na área central da cidade, mas há vigilância a bordo. Cidades da Itália já fizeram esta experiência baseadas na constatação de que a cobrança direta exigia mais custos que a subvenção indireta. Existe uma linha circular gratuita de bonde (tranvia) em cidade da Austrália, mas há vigilância permanente a bordo. A história dos transportes públicos indica que ainda haverá muitas evoluções na organização destes serviços que surgiram pioneiramente em carruagens para atendimento a um balneário da França como um serviço “para todos” = omnibus ! [ em Latim ]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: