Reconstrução de terminal de Piracicaba prevê pista para receber 15 ônibus ao mesmo tempo

Prefeito abriu licitação para obras no Terminal Pauliceia Pedro José Silveira Lara, com investimento previsto de R$ 6,9 milhões

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A reconstrução do Terminal Pauliceia Pedro José Silveira Lara, em Piracicaba, São Paulo, prevê a instalação de uma pista de concreto pronta para receber 15 ônibus ao mesmo tempo no local. A exigência está entre outras citadas na licitação, que foi anunciada pelo prefeito Barjas Negri nesta terça-feira, 10 de abril de 2018.

O investimento total previsto é de R$ 6,9 milhões e o prazo de execução é de 12 meses a partir da assinatura de contrato e ordem de serviço. A reconstrução ainda está em fase de estudos, o que deve ser finalizado em três meses, para que em sete meses a reforma já possa ser iniciada, após licitação concluída.

O terminal, que foi inaugurado em outubro de 1996. Desde a inauguração, o local nunca foi reformado por completo, portanto demanda manutenção em diversos aspectos.

Segundo informações da Prefeitura, o projeto de reconstrução inclui instalação de piso tátil, rampas de acessibilidade, banheiros acessíveis, câmeras para monitoramento de segurança e mudanças na arquitetura.

A obra também prevê uma nova plataforma com 1.680 metros quadrados e uma área coberta de 2.724 metros quadrados, com forro metálico, iluminação LED e pista de rolagem em concreto para receber 15 ônibus no mesmo momento. O terminal recebe 17 linhas e tem um fluxo mensal de em média 36 mil pessoas.

“Os recursos foram obtidos por meio do financiamento Mobilidade Médias Cidades do Governo Federal e a obra integra o programa Corredores de Ônibus da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran). Os projetos foram elaborados seguindo os melhores conceitos de mobilidade, segurança e conforto para usuários e funcionários” – informou a Prefeitura, em nota.

A reconstrução também prevê a instalação de 40 rampas, banheiros e vestiários acessíveis. O projeto inclui sala para a Guarda Civil, bicicletário, reservatório de água com capacidade de 36 mil litros, área de convívio para motoristas (sala de reunião, refeitório, sanitários), bilheterias, proteção contra descargas elétricas e equipamentos para prevenção contra incêndio.

“A Prefeitura vai executar, em uma próxima etapa, a melhoria em trecho da avenida São Paulo, entre a rua Chavantes e rotatória que leva à rodovia Cornélio Pires, início da jurisdição do DER, sentido cidade de Tietê. O pavimento será reconstruído para adequar a geometria do sistema viário e melhorar a fluidez do trânsito. Também serão construídas calçadas e rampas acessíveis, passagem de pedestres, semáforo para aumentar a segurança nas travessias, estacionamentos para ônibus reserva e veículos, relocação da adutora de água tratada, drenagem e plantio de grama” – informou a Prefeitura, em nota.

CORREDORES DE ÔNIBUS

Um projeto de modernização e instalação de corredores de ônibus em Piracicaba prevê uma faixa preferencial para os coletivos por 31,7 quilômetros, distribuídos entre as principais avenidas da cidade.

A expectativa da Prefeitura é de que as faixas exclusivas reduzam em até 20% o tempo de viagem dos passageiros. Além dos corredores, o pacote de obras também contempla a modernização dos terminais.

De acordo com a Prefeitura, os corredores de ônibus serão construídos com recursos obtidos por meio de financiamento do programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,6 milhões. O município fará contrapartida de R$ 2,8 milhões.

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