Estudantes de Pernambuco têm até 30 de abril para solicitar carteira do estudante

Sem documento, alunos podem perder gratuidade nos transportes coletivos

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Os alunos de Pernambuco terão um prazo maior para solicitar a Carteira do Estudante 2018. O último dia agora para que sejam feitas as solicitações passa a ser 30 de abril, uma segunda-feira.

A carteira deve ser solicitada por beneficiados pelo VEM Passe Livre, do Governo do Estado. A medida foi anunciada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, que prorrogou a data nesta terça-feira, 10 de abril de 2018. O prazo inicial estava marcado para dia 31 de março.

Segundo informações do Consórcio, o último dia foi adiado porque há uma baixa procura dos estudantes para emitir o cartão. Ao todo, 93,7 mil estudantes da rede pública do Estado e cotistas da Universidade de Pernambuco têm direito ao benefício.

Entretanto, aproximadamente 12 mil alunos fizeram a solicitação da carteira do estudante. O número baixo surpreende, uma vez que sem a carteira de estudante, os passageiros podem perder a gratuidade da passagem de ônibus.

“Atualmente, 93.757 estudantes da rede pública estadual e cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE) estão aptos a receberem o benefício. Desses, apenas 24%, o que representa em média 12 mil alunos, solicitaram a Carteira de Estudante 2018 pelo site do Grande Recife e fizeram o pagamento do boleto, referente à aquisição do documento” – informou o Consórcio Grande Recife, em nota.

Devido ao Decreto nº 44.107/2017, a partir deste ano, os beneficiários do VEM Passe Livre deverão ter a Carteira de Estudante. Segundo o Consórcio, a medida é uma forma de equiparar todos os alunos que têm direito ao benefício àqueles que pagam meia passagem nos ônibus por meio do VEM Estudantil.

SOLICITAÇÃO DO DOCUMENTO

O documento deve ser solicitado por meio do site do Grande Recife Consórcio de Transporte, no item “Carteira Mais Prática” da página. Para fazer o cadastro, basta informar o nome completo e data de nascimento.

O sistema levará um tempo para confirmar os dados e, em seguida, um boleto de R$ 12,45 será emitido. O valor é a taxa de emissão da carteira, que pode ser quitado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

De acordo com o consórcio, a carteira fica pronta em até 30 dias após o pagamento do boleto. Em caso de dúvidas, sugestões ou críticas, os usuários do transporte público podem entrar em contato com o órgão por meio do telefone 0800 081 0158.

Os passageiros também têm à disposição o contato via WhatsApp, no número (81) 99488-3999. Esse tipo de contato deve ser feito exclusivamente para reclamações.

Confira perguntas e respostas sobre a carteira do estudante:

Como fazer para solicitar a CIE?

O aluno solicitará sua carteira pela Internet, neste site (www.granderecife.pe.gov.br), no link Carteira de Estudante +Prática, acesso para o estudante. Quando fizer o acesso, colocando os dados solicitados e aparecendo a sua situação como aluno confirmado, estará apto para gerar o boleto. Após o pagamento se iniciará o processo de confecção da carteira. Qualquer informação diferente de aluno confirmado, o aluno deverá procurar a sua escola para resolver o problema.

 Posso utilizar o meu nome social na CIE ?

Para colocar o nome social no documento as pessoas transexuais devem realizar um requerimento junto à instituição de ensino e ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado na Rua Joaquim Felipe, n° 73, Boa Vista).

Até quando o aluno poderá solicitar a carteira estudantil?

Até 28 de dezembro do ano corrente. Os boletos emitidos até esta data poderão ser pagos impreterivelmente até o dia 28/12/2018.

Em quanto tempo a CIE é emitida?

O Grande Recife Consórcio de Transporte confecciona o documento em até 30 dias corridos após o pagamento do boleto no Banco do Brasil (nas seguintes redes de atendimento: agências bancárias, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios), Caixa Econômica Federal (nas redes de atendimento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui).

Qual a documentação necessária para ter a CIE?

A confirmação, assim como a correção dos dados do aluno, incluindo a foto, será feita pela escola na Internet, site www.granderecife.pe.gov.br, link Carteira de Estudante +Prática, acesso para a escola. É dada ao aluno a opção de permanecer com a foto da carteira do ano anterior ou trocar a foto no momento da solicitação e posteriormente confirmar a troca com a escola que será a responsável por este procedimento no sistema.

Informações obrigatórias para a inserção correta dos dados dos alunos no Sistema:

Dados do aluno sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade.

Como colocar ou trocar minha foto?

Na hipótese de não haver foto ou você desejar trocar a foto apresentada, escolha uma das opções abaixo:

  • Informe-se na escola se eles disponibilizam esta opção para o aluno
  • Anexe você mesmo uma foto para ser utilizada.

Como anexar minha foto?

  1. a) Proceda de modo semelhante à operação de anexar um arquivo em um e-mail.
  2. b) Para tanto siga o roteiro a seguir:
  • Capture uma foto sua usando uma máquina fotográfica ou um telefone celular. Se você prefere digitalizar uma foto 3X4 (fundo branco, recente, colorida) que já tem, use uma impressora multifuncional ou um scanner para digitaliza-la;
  • Transfira para o computador a imagem obtida e anote o local do arquivo onde ela será gravada;
  • Entre na página com seus dados e clique na opção SOLICITAR TROCA DE FOTO, em seguida TROCAR FOTO AGORA. O sistema abrirá uma janela pedindo o arquivo da foto. Informe o arquivo e depois clique em ENVIAR FOTO;
  • O sistema poderá rejeitar sua foto, se ela estiver fora dos padrões que permitam recortar sua imagem na proporção 3X4;
  • Uma vez aceita, sua foto estará apenas anexada na sua página;
  • Solicite sua escola para aprovar a troca, pois isto é atribuição somente dela.
  • Tamanho mínimo da foto 50kb e tamanho máximo 1mb.

Como obter uma foto dentro dos padrões aceitos?

Ao usar uma câmera para obter sua foto observe as seguintes recomendações:

  • Não use chapéu, óculos escuros ou outros acessórios que cubram seu rosto, mesmo que parcialmente;
  • Não deixe seu penteado cobrir os olhos;
  • Procure uma parede pintada de cor clara, totalmente limpa, em ambiente bem iluminado, para compor o fundo da sua foto;
  • Posicione-se de costas para a parede, voltado de frente, nunca de perfil, olhando para a câmera, que deverá estar a uma distância de 2 a 3 metros, segurando-a na altura do seu rosto;
  • Repita algumas vezes a operação de bater a foto, para escolher a que lhe parecer melhor.

E se o estudante quiser nomear representante para a Carteira Estudantil?

Ele deverá entregar na sua escola Procuração Pública ou Particular dos pais, nomeando o representante (pessoa maior de 18 anos) juntamente com a cópia da Carteira de Identidade deste representante. Se o representante for irmão, tios, avós, esposo ou esposa, basta comprovar o parentesco através das certidões de nascimento, de casamento e carteira de identidade destes representantes, não sendo necessária a procuração.

Qual o valor da taxa para a CIE 2018?

A taxa para aquisição da CIE 2018 é de R$ 12,45.

Como deve ser feito o pagamento das CIEs 2018?

O pagamento da CIE deve ser feito através de boleto bancário. Antes da solicitação da emissão do boleto, o aluno deve verificar se os seus dados estão corretos (nome, nome da mãe e do pai, data de nascimento, nome da escola e curso e série) para depois optar por uma das redes credenciadas: Banco do Brasil (nas seguintes redes de atendimento: agências bancárias, Internet, Autoatendimento, Correspondente MaisBB, Banco Postal nas agências dos Correios) e na Caixa Econômica Federal (nas redes de atendimento: Agências lotéricas, Internet, Autoatendimento, Correspondente Caixa Aqui).

Obs: Qualquer dado do aluno que estiver incorreto, o aluno deverá procurar primeiramente a sua escola ou em último caso o Grande Recife, para proceder à correção do seu cadastro e assim a carteira estudantil ser confeccionada sem erros.

A quem o Consórcio de Transporte entrega as carteiras solicitadas?

Apenas aos representantes da instituição, devidamente cadastrados e que apresentarem o documento de identificação com foto.

Qual a validade da CIE 2018?

A CIE 2018 tem validade até março de 2019.

Como proceder no caso de roubo, perda ou dano da Carteira de Estudante?

Em caso de roubo, perda ou dano da Carteira de Identidade Estudantil, o aluno, os pais dos alunos ou o representante que consta na carteira de estudante deverão comparecer pessoalmente a Divisão de Concessão de Abatimentos e Gratuidades Grande Recife (DIAG) – Setor de Carteira Estudantil, localizada na Rua Joaquim Felipe, nº73, Boa Vista, para tirar a Via Posterior, com os seguintes documentos:

– Boletim de Ocorrência (www.sds.pe.gov.br), ou Delegacia mais próxima (deverá ser especificado no Boletim de Ocorrência a perda ou o roubo da carteira de estudante);

– Cópia da Identidade ou Registro de Nascimento;

– Declaração atualizada de vínculo com a Escola, Comprovante de Matrícula ou Comprovante de Pagamento atualizado;

– No ato da entrada da via posterior será gerado o boleto para pagamento.

Observações:

1 – Não será dada a entrada na solicitação da Via Posterior caso esteja faltando alguma das documentações solicitadas acima;

2 – A Via Posterior da Carteira de Identidade Estudantil somente será entregue às pessoas constantes na Carteira de Estudante ou no protocolo de solicitação;

3 – Em caso de solicitação da Via Posterior por dano, a carteira danificada deverá ser levada para dar entrada na solicitação, não sendo necessário o boletim de ocorrência.

Qual o prazo para entrega da segunda via?

A segunda via da CIE é entregue em cinco dias úteis após o pagamento do boleto.

Caso saia da instituição de ensino onde solicitou a carteira, como o aluno deve proceder?

Se a carteira ficou pronta e o aluno tiver sido transferido para outra instituição, ele poderá recebê-la na antiga instituição, mediante apresentação de declaração de matrícula e frequência às aulas da nova instituição. Caso a carteira não tenha entrado em confecção, o aluno poderá apresentar a declaração de vínculo da escola atual no Setor de Carteira da Divisão de Concessão de Abatimentos e Gratuidades (DIAG), localizada na Rua Joaquim Felipe, nº73, Boa Vista, para que seja feita a mudança da escola. Se a carteira ficou pronta, mas o aluno só quer a carteira da nova instituição, deverá solicitar uma via posterior para alteração do nome da escola, pagando o valor de R$ 11,30 (para a carteira de estudante 2016) ou R$ 10,25 (para a carteira de estudante 2015) e devolvendo a carteira anterior ao Grande Recife.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: