CPTM implanta simulador de operação de trens em Suzano

Unidade de treinamento é a quinta implantada pela CPTM

Sistema tem como objetivo formar e capacitar maquinistas e funcionários da área operacional

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) implantou um simulador de operação de trens na Estação Suzano, que fica na Linha 11-Coral. A tecnologia tem como objetivo formar, capacitar e reciclar maquinistas e funcionários da área operacional da empresa.

A unidade de treinamento que foi entregue na última semana é a quinta implantada pela Companhia, desde 2011. Segundo informações da CPTM, a primeira fica no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart (CPTM/SENAI), na Lapa; a outra, no prédio administrativo de Presidente Altino, em Osasco, além de outras duas unidades nas estações Luz e Brás.

“Similares a equipamentos utilizados em setores como a aviação e automobilismo, os novos simuladores possuem, cada um, duas cabines equipadas com toda a aparelhagem disponível em um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha. Com o auxílio das áreas de circulação e controle operacional, foi possível programar o equipamento para reproduzir as características dos trens das séries 1700, 2000, 2070, 2100, 3000, 4400, 5550, 7000, 7500, 8000, 8500, 9000 e 9500” – informou a CPTM, em nota.

O simulador também conta com dois postos de apoio específicos. Um deles é destinado ao instrutor, controla e designa as atividades dos operadores. O outro, por sua vez, é de observação, com uma tela ligada diretamente à cabine de simulação, que permite aos alunos acompanharem e aprenderem com as situações enfrentadas pelos colegas.

“Entre as diversas aplicações, o instrutor pode preparar várias situações para que os alunos sejam surpreendidos por defeitos e falhas. O simulador pode apresentar também alterações climáticas como chuvas, neblina e outras mudanças de ambiente para que o operador possa se adaptar às diferentes interferências sujeitas à rotina dos trens” – explicou a CPTM.

A Lander é a empresa responsável pela programação do simulador.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: