CPTM deve fazer licitação para trens novos na linha 10-Turquesa, mas ainda não há data

Muitas composições na linha 10 ainda operam sem ter nenhum tipo de reforma desde a adaptação para os serviços na linha. Foto de 06 de abril de 2018

Trens espanhóis são dos anos 1970. Linha é a que registra maior número de problemas, parte relacionada à frota

ADAMO BAZANI

A linha 10 Turquesa da CPTM, que liga o ABC Paulista ao Brás, constantemente aparece em noticiários por causa de falhas operacionais, muitas delas, que ocorreram com os trens.

A maior parte da frota da linha é formada pela Série 2100, dos famosos trens espanhóis fabricados pela CAF e associadas entre 1974 e 1977.

Com diversos problemas, inclusive com alguns já tendo registrado incêndios por causas técnicas, os trens devem ser substituídos, mas ainda sem data certa.

Na última sexta-feira, 06 de abril de 2018, durante entrega de quatro estações da linha 15 Prata do Monotrilho, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a CPTM estuda abrir uma licitação para a compra de novos trens para a ligação entre o ABC e a capital paulista.

“Nós vamos entregar mais 28 trens até o fim do ano, especialmente para a linha 7 Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí), onde havia os trens mais antigos, e para a linha 11 Coral (Estudantes – Luz), que é nossa linha mais movimentada. Para a linha 10 Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), a CPTM já estuda ver quantos trens são necessários para que a gente possa fazer talvez a licitação num futuro próximo. Lá são cerca de 20 trens que são necessários”

OUÇA:

O Governo do Estado de São Paulo importou em 1997, 48 composições de três carros, que eram usadas na Espanha.

O curioso é que estes trens que operam na linha 10 Turquesa não foram projetados para transportes metropolitanos. As composições, na Espanha, atendiam a rotas de trens regionais em Madrid e Barcelona.

Os carros (vagões) tinham até compartimentos de bagagem.

No Brasil, os trens foram adaptados para a malha da CPTM. Foi a primeira grande compra da CPTM, que começou a operar em 1994.

A importação da CPTM tinha como objetivo inicial colocar os trens no recente Expresso Leste, mas o alto índice de vandalismo fez a empresa mudar de planos.

Antes de operarem definitivamente na então linha D, hoje linha 10 Turquesa, foram testados nas linhas A, que ligava o Brás a Francisco Morato – trecho hoje da linha 7 Rubi (Luz – Jundiaí), e linha C , que ligava Osasco à Jurubatuba, hoje trecho da linha 9 Esmeralda (Osasco – Grajaú).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Daniel Batista dos Santos disse:

    Os 65 trens que estão sendo entregues também substituirão os trens da série 4400 que estão circulando nas linhas 11 e 12? Senão já deveriam incluir na nova licitação novos trens para substituir esta série de quase 40 anos.

  2. Portuga disse:

    Quase 40. Essa série tem mais de 50 anos, São da década de 60

  3. Alves18 disse:

    Simples, a Linha 10 tem de esperar, as Linhas 7 e 11 tem frota muito pior circulando, 1100, 1700 e 4400, quando esses saírem de circulação ai sim poderá ser discutido a renovação da Linha 10, por enquanto não há discussão.

    1. WILLIAM DE JESUS SANTOS disse:

      Os trens da linha 11 são ruins no trecho entre Guaianazes e Estudantes. Eu até achei que os trens que estavam na Coral antes iriam fazer esse trecho, mas foram remanejados para a linha 12.

      O cuidado que a CPTM tem com a frota e linhas é muito ruim. Renovação é muito, mas muito morosa . Isso tem que mudar!

      Por que será que para o metrô é tudo mais rápido?

  4. Henrique22 disse:

    As Linhas 7 e 11 são privilegiadas aterem trens novos, enquanto a 10 nunca teve um novo o urgente agora é a linha 10 depois pensar na modernização de outras linhas. A Linha 7 e 11 receberam a serie 8500 enquanto a 10 recebeu com o expresso a serie 3000.

  5. WILLIAM DE JESUS SANTOS disse:

    Licitação pra que? Se os trens são da CAF basta comprar trens da CAF. A linha 10 precisa urgentemente de trens novos!

  6. Leoni disse:

    Túnel do tempo – fevereiro de 1998: Trens doados pela Espanha serão apresentados em São Paulo

    O governador do Estado de São Paulo, Mário Covas (PSDB), apresenta nesta segunda (16/02/1998), às 10h, na garagem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em Osasco, os trens espanhóis doados pela Renfe (Red Nacional de los Ferrocarilles Españoles).

    A CPTM fechou contrato no valor de R$ 93,2 milhões com a Renfe para reforma e adaptação dos trens aos padrões brasileiros. Não houve licitação. A CPTM argumenta que não haveria necessidade de abrir licitação, pois somente a Renfe teria tecnologia para fazer as reformas. Em 18 de agosto do ano passado, o Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para apurar esse contrato.

    Na época, o presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Mássimo Bianchi, afirmou que a indústria brasileira oferecia uma composição ferroviária nova (composta por uma motriz e dois vagões) por US$ 2 milhões. O preço cobrado pela Renfe para reformar uma composição usada era de US$ 1,790 milhão, o que não incluía os gastos com frete e imposto de importação.

    Me lembro desta época da privatização de Telesp e aquisição pela Telefônica que postei comentários enaltecendo esta “doação”, e que foi usada como propaganda política, mas que no decorrer das investigações foi desvendado o cambalacho, pois qualquer das montadoras existentes no Brasil teriam tecnologias e condições de executarem tal adaptação para as condições locais, com um custo muito mais barato, foi um presente de grego, com direito a um olé, mas havia também uma outra razão para a maracutaia, pois sendo uma doação, não se fez necessário licitar, e aí se abriu uma brecha para os gatunos agirem.

    Atuais composições da linha 10-Turquesa!

Deixe uma resposta para LeoniCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading