Estações do Metrô de São Paulo fecham para testes no fim de semana

Na Linha 15-Prata, as estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas durante todo o sábado e domingo.

Trens da CPTM também terão alterações e circularão com maiores intervalos no sábado e no domingo, devido a obras

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

O transporte metroferroviário de São Paulo terá alterações neste fim de semana, tanto no sábado, 24 de março, quanto no domingo, 25 de março. Algumas estações do Metrô serão fechadas para testes programados. Já os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) circularão com maiores intervalos em trechos de seis linhas.

As linhas 5-Lilás (Capão Redondo – Eucaliptos) e 15-Prata do monotrilho (Oratório – Vila Prudente) terão o funcionamento parcialmente interrompido. A medida será tomada para a realização de testes programados do novo sistema de controle dos trens em ambas as linhas, conforme informado pelo Metrô.

Na Linha 15-Prata, as estações Vila Prudente e Oratório permanecerão fechadas durante todo o sábado e domingo. Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações, de acordo com o Metrô.

Na Linha 5-Lilás, os testes ocorrerão somente no domingo, das 4h40 às 17h. Nesse intervalo, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Capão Redondo e Brooklin até a abertura das estações.

“Os usuários da Linha 9-Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro. Vale lembrar que a operação assistida entre as estações Brooklin e Eucaliptos ocorre gratuitamente, de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, das 9h às 16 horas” – informou o Metrô, em nota.

FUNCIONAMENTO DOS TRENS

Neste fim de semana, também no sábado e domingo, 24 e 25 de março, os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irão circular com maiores intervalos em linhas e trechos específicos, devido a obras de modernização no sistema ferroviário.

Segundo a CPTM, não haverá obras na Linha 9-Esmeralda, que terá Operação Especial devido ao festival de música LollaPalooza.

As intervenções vão afetar as linhas 7-Rubi (Luz – Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Guaianases e Guaianases – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana).
Confira a programação das obras e funcionamento das linhas, segundo informações da CPTM:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Caieiras e Perus. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Luz e Pirituba e de 30 minutos entre as estações Pirituba e Francisco Morato.

Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização no sistema de rede aérea serão realizadas entre as estações Baltazar Fidélis e Franco da Rocha. Das 8h às 17h, também haverá intervenções na Estação Franco da Rocha.

Em razão das obras na Linha 11-Coral, excepcionalmente, os trens da Linha 7-Rubi seguirão até a Estação Brás durante toda a operação. O intervalo médio será de 15 minutos no trecho entre Brás e Caieiras e de 30 minutos entre as estações Caieiras e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 8h às 19h, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Botujuru. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Carapicuíba e Engenheiro Cardoso. O intervalo médio dos trens será de 16 minutos entre Júlio Prestes e Carapicuíba e de 32 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Comandante Sampaio e Carapicuíba. Das 4h às 18h, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Jandira. Das 8h às 20h, também ocorrerão serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. O intervalo médio dos trens será de:

– Das 4h às 9h: de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi
– Das 9h às 20h: de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barueri e de 32 minutos entre Barueri e Itapevi

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 21h30 até o fim da operação comercial, o intervalo entre os trens será reduzido para 4 minutos, entre as estações Pinheiros e Grajaú.

Domingo: das 20h30 à meia-noite, o intervalo entre os trens será reduzido para 4 minutos, no trecho entre as estações Pinheiros e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 17h, haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Ribeirão Pires-Antonio Bespalec e Rio Grande da Serra. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Brás e Mauá e de 30 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Brás e Luz para intervenções na Estação Luz e serviços no sistema de sinalização. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Brás e Guaianases. Para atender os usuários, no trecho interrompido, a opção será a Linha 7-Rubi, que excepcionalmente, vai operar entre as estações Luz e Brás.

Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha por conta das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste.

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e USP-Leste. Também haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre Itaquaquecetuba e Aracaré. A operação será realizada em duas etapas: de Brás e Engenheiro Manoel Feio, com intervalo de 25 minutos, e de Engenheiro Manoel Feio a Calmon Viana, com 30 minutos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: