Bertioga recebe nove ônibus novos com ar-condicionado

Todos os ônibus são acessíveis e possuem carroceria CAIO APACHE VIP-SC IV 2018. Foto: Divulgação.

Com os novos veículos, idade média da frota passa a ser de 2,5 anos

JESSICA SILVA PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Os usuários das linhas municipais de Bertioga, cidade litorânea de São Paulo, agora têm ônibus adaptados com ar-condicionado. A Viação Bertioga entregou nove veículos com a tecnologia nesta segunda-feira, 19 de março.

Com os novos ônibus, a idade média da frota da empresa passa a ser 2,5 anos. Os veículos estão circulando nas linhas nas linhas 02 (Centro / Sesc / Riviera / Boraceia) e 03 (Riviera / Bertioga). A apresentação ocorreu em frente ao Paço Municipal.

De acordo com informações da Viação Bertioga, a cidade litorânea foi a primeira do Brasil a ter frota de ônibus 100% acessível, em 2010. Os novos veículos vêm com box com cintos de segurança para pessoas que utilizam cadeira de rodas e espaço para deficientes visuais com cão-guia.

Além disso, o ônibus também vem com assentos preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo, conforme manda a legislação. “Os motoristas da empresa recebem treinamento adequado para atender pessoas com necessidades especiais, com ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirante” – informou a empresa, em nota.

TECNOLOGIA DOS ÔNIBUS

Os novos ônibus vêm com computador de bordo, com diversas funções para o motorista, no painel de instrumentos. Entre as opções disponíveis, destacam-se a luz do letreiro, a luz do salão, a campainha, o farol de neblina e indicadores de consumo de diesel, que mostram qual a marcha que está em operação.

Segundo informações da viação, uma novidade nos veículos é o sistema Multiplex. A tecnologia gerencia os comandos dos ônibus e identifica problemas. Quando algo é identificado, o motorista recebe mensagens de alerta no painel e sinais sonoros.

Outra tecnologia disponível nos ônibus é o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare. O equipamento traz um controle que reduz automaticamente a velocidade do veículo e aciona o limpador de para-brisas quando chove.

O sistema também impede que o motorista siga viagem quando uma das portas estiver aberta, para a segurança dos passageiros. “Ao todo, o Confiare monitora 87 itens de segurança do ônibus” – informou a Viação Bertioga.

DETALHES INTERNOS E MOTORIZAÇÃO

Os ônibus têm revestimento Taraflex Ecoflex Azul no piso. A iluminação do interior, dos degraus e os letreiros eletrônicos são da Translux. A linha e o itinerário são informados por um equipamento com lâmpadas de LED brancas, que duram mais e consomem menos energia.

Além do letreiro na parte superior do ônibus, os passageiros poderão se orientar também por meio do letreiro que fica na parte inferior direita do para-brisa.

Os novos ônibus possuem carroceria CAIO APACHE VIP-SC IV 2018, recém lançado no mercado, e chassis Mercedes-Benz, modelo OF 1519 BlueTec 5. “O motor Euro V é conhecido como motor ecológico, que, por ser eletrônico, reduz em até 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional” – informou a empresa, em nota.

O motor eletrônico dos ônibus conta com o sistema SCR. A tecnologia é um sistema de pós-tratamento de gases de escape, que melhora o desempenho do veículo e reduz a emissão de gases poluentes, conforme informado pela empresa.

“Seu princípio básico consiste na injeção de um fluido chamado ARLA (Agente de Redução Líquido Automotivo) 32, com monitoração constante por meio de um sistema eletrônico. Com isso, os gases poluentes são tratados antes de serem lançados ao ar, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar que respiramos e do meio ambiente” – explicou a Viação Bertioga.

Comentários

Comentários

  1. SDTConsultoria em Transportes disse:

    Parabéns ! Sucesso.

  2. Wilma disse:

    Depois de uma insolação nos pontos de ônibus descobertas só tratar a pneumonia no hospital falido!

  3. SDTConsultoria em Transportes disse:

    …Bom dia ! É lamentável confirmar de que a deficiência na infraestrutura do transporte coletivo seja uma realidade em todas as regiões e em todos os modais ,cujas competências seja do governo ( municipal, estadual, federal ). Enquanto somos penalizados pelas deficiências na infraestrutura hospitalar, educação, segurança… nossos políticos estão preocupados em votar a lei regulamentando o movimento das motos entre os veículos,quando estiverem parados; o acréscimo de 1/3 do salário para juízes e magistrados com acúmulo de funções… Eu sinceramente LAMENTO.

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